Foto: Alan Santos / PR/Arquivo Presidente Jair Bolsonaro durante a primeira Feira de Nióbio do Brasil em Campinas 8 de outubro de 2021 | 22:01

Bolsonaro diz que não vai congelar preço do combustível na canetada

brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou nesta sexta-feira (8) que não vai congelar os preços dos combustíveis, um dos principais fatores que pressionam pela inflação, e que não tem poder sobre a Petrobras. A estatal anunciou nesta sexta-feira um reajuste de 7,2% no preço da gasolina e do gás de cozinha.

” Reclamam no Brasil aumento de preço de compras, combustível, ninguém faz isso porque quer. Eu não tenho poder sobre a Petrobras. Eu não vou no caneed congelar o preço do combustível, muitos querem isso. Já tivemos uma experiência de congelamento no passado “, declarou durante um discurso na 1ª Brasileira de Feira de Niobio, em Campinas (SP).

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira que o IPCA (inflação oficial) do país alcançou 1,16% em setembro, maior para o mês desde o Plano Real. Com a forte elevação, o indicador quebrou a barreira simbólica dos dígitos duplos no acumulado de 12 meses. Nesse intervalo, o aumento chegou a 10,25%.

Ao longo da recente subida dos preços, Bolsonaro afirmou que “ninguém faz isso [aumenta valores] porque quer”.

O presidente voltou a dizer que pode ocorrer em breve no país por falta de fertilizantes, afirmação já feita durante o evento no Palácio do Planalto na quinta-feira (7).

Ele também repetiu que o Brasil é um dos países cuja economia sofreu menos durante a pandemia e disse que tinha sido “aliada a ter um plano de combate, como esse poder foi dado aos governadores e prefeitos”.

Bolsonaro ainda atacou a CPI do Covid, que chamou de “coisa de”. Nesta semana, o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL) disse que o presidente ” s deve ser indiciado pela comissão. “

acompanhou o presidente nesta sexta-feira os ministros Marcos Pontes (Ciências, Tecnologia e Inovação), Milton Ribeiro (Educação), Braga Neto (Defesa) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria Geral da Presidência), além de aliados, como os deputados Carla Zambelli (PSL-SP) e Hélio Negão (PSL-RJ). O entorno fez um tour pelo complexo, que incluiu uma visita ao acelerador de partículas Sirius.

EM RESPOSTA AO MANIFESTANTE, BOLSONARO QUESTIA SE MULHER CONHECE ‘A RAIZ QUADRADA DE QUATRO’

Momentos antes de começar seu discurso, Bolsonaro foi alvo de um protesto. Como ele estava prestes a começar a conversar, duas mulheres se levantaram e começaram a criticá-lo, citando temas recentes, como seu veto à distribuição gratuita de tampões. Eles finalizaram sua intervenção com gritos de “Fora, Bolsonaro”, e foram vaiados por aqueles em atendimento antes de sair do evento, acompanhados por um segurança.

O presidente ironizou a cena enquanto os manifestantes sairam. ” Nós não vamos rebaixá-los para o nível deles. Eu deixo aqui imediatamente se ela me responde quanto é sete vezes oito. Quanto é a raiz quadrada de quatro? “

Logo depois, ele começou seu discurso dizendo que sempre gostou de estudar e que ainda conhecia a tabela periódica de cores.” Como eu queria pessoas que gritavam para gostar disso também. Eles são dignos de pena, mas temos que lutar por eles também, ” o presidente disse, novamente se referindo ao protesto.

Bolsonaro falou sobre nióbio e lembrou que é um defensor do uso do material há anos. ” A gente vê uma bateria de nióbio e se sente melhor. Isso me enche de orgulho. É uma injeção de humor. “

O nióbio é um elemento de liga, que consegue transformar as propriedades de outros materiais, tais como, por exemplo, o aço, tornando-o mais maleável e resistente. O mineral é usado em áreas distintas -desde a produção de dispositivos de ressonância magnética até a construção civil.

Recentemente, a Volkswagen anunciou uma parceria com a CBMM, uma empresa sediada em Araxá (MG) e líder mundial na produção do material, para usar nióbio na bateria de seus ônibus elétricos. A grande vantagem seria uma redução drástica do tempo de recarga-de quatro horas para seis minutos.

Nesta sexta-feira, ainda houve o anúncio de parcerias entre a CBMM e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para o desenvolvimento de tecnologias em supercondutores.

Além da feira de nióbio, ocorreu, concomitantemente, no mesmo complexo, a inauguração de cinco linhas de luz (mesas de pesquisa) do acelerador de partículas Sirius e a inauguração da escola de ciências Ilum.

Dante Ferrasoli / Folhapress Voltar para o página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/10/bolsonaro-diz-que-nao-vai-congelar-preco-de-combustiveis-na-canetada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *