Nobel da Paz diz que Facebook ameaça democracia-Notícias-R7 Internacional

A-A + Jornalista filipina Maria Ressa ganhou o prêmio Nobel da Paz 2021

A Jornalista Filipina Maria Ressa ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2021

Reuters-08.10.2021

The 2021 A vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, acusou o Facebook de ser uma ameaça à democracia mundial. Em entrevista à agência Reuters, a jornalista filipina disse que entende que a estrutura da rede social faz com que as mensagens falsas se espalhem com uma facilidade maior do que fatos.

Ressa declarou que as tecnologias precisam trabalhar para o fortalecimento da democracia. O Facebook, por sua vez, falha em proteger seus usuários do ódio e da desinformação, o que tornaria a rede social nociva à sociedade e todo o sistema político.

“[Os algoritmos do Facebook] priorizam a disseminação de mentiras contaminadas de raiva e ódio acima dos fatos”, comentou Ressa, editor-chefe do site de notícias filipina Rappler.

Para a vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano, o comitê que escolhe os vencedores observaram que a luta pela verdade é essencial para o mundo e para os desafios deste século.

Veja também

” O comitê do Prêmio Nobel da Paz percebeu que um mundo sem fatos é um mundo sem verdade e confiança. E se você não tem nenhuma das duas coisas, certamente não pode dominar o coronavírus, dominar as mudanças climáticas.

Ressa, que já atuou ao lado da subsidiária asiática da rede CNN por 20 anos, fundou o site Rappler para publicar reportagens investigativas sobre as Filipinas. O jornalista e o veículo que corre enfrenta uma série de ações judiciais por terem criticado o governo federal local.

” Esse é o melhor momento para ser jornalista. […] Um mundo sem fatos significa um mundo sem confiança. “

Filipina compartilhou o Prêmio Nobel da Paz de 2021 com o jornalista Dmitry Muratov, editor-chefe do principal jornal independente da Rússia.

Compartilhar:

Fonte: noticias.r7.com/internacional/ganhadora-do-nobel-da-paz-diz-que-facebook-ameaca-democracia-09102021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
online