A-A +

Uma das opções mais procuradas para quem deseja seguir carreira em uma área que não necessita de ensino superior são os cursos profissionalizantes, que preparam o aluno para uma determinada profissão e o ajudam a encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho.

No Brasil, onde o cenário de desemprego é alto (14,8 milhões) e houve aumento da taxa de evasão escolar (3,5 milhões), a educação profissional é alternativa para desenvolver habilidades profissionais de jovens e adultos com objetivo de entrada rápida no mercado de trabalho.

Atualmente, existem dois tipos de cursos que podem ser encontrados como profissionalizantes: os técnicos, que entregam um treinamento mais amplo para que o aluno se torne técnico em alguns ramos, e os gratuitos, que desenvolvem habilidades para inserção no mercado de trabalho em áreas que não requerem formação técnica ou superior. No Brasil, as opções mais populares são da Informática, Cozinha, Confeitaria e Marcenaria.

Evento Debate Educação Profissional

Para debater esse tema, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realiza, de 2 a 7 de agosto, com acesso gratuito e online, o Fórum Internacional de Educadores do 2º sob a temática Educação, Inovação e Treinamento Cidadão.

O evento terá como convidados palestrantes convidados no meio educacional, nacional e internacional, dos Estados Unidos e de Portugal, além de especialistas da instituição brasileira.

Com a mediação de Márcia Cristina Fragelli, pesquisadora, autora de livros na área educacional e coordenadora educacional do Senac São Carlos, o Fórum será realizado de 2 a 6 de agosto, às 15h, e no sábado (7), às 9h30. A transmissão é aberta ao público e será feita no canal do Youtube do Senac São Paulo, mediante inscrição na página do evento.

A abertura do evento ocorrerá com o bate-papo sobre Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação em face dos desafios globais com Lucila Mara Sbrana Sciotti, superintendente de operações do Senac São Paulo e Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro.

Programação:

-Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais

Data: 2.8.2021

Horário: às 15 horas

-Tecnologia como Ferramenta de Aprendizado

Data: 3.8.2021

Horário: às 15 pm

-Metodologias ativas: a escola e seus interagentes no processo de ensino e aprendizagem

Data: 4.8.2021

Horário: às 15 horas

-Inovação no Enferme-Aprendizado através do Making: práticas e dinâmicas do século XXI

Data: 5.8.2021

Tempo

-Docente treinamento: urgentes e emergentes contornos da atualidade

Data: 6.8.2021

Tempo: às 15 horas

-reflexões sobre a Conexão entre a História da Educação e a Educação Profissional em frente às Transformações exigidas pelo Mundo do Trabalho

Data: 7.8.2021

Tempo: em 9h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *