O som do paneer, cu lic, cavaco, e tambourine d botão o tom desta quinta-feira, 2 de dezembro, data que celebra uma das maiores marcas do Brasil no m &uşsica, o Dia Nacional do Samba.

O nero de g tem data na calefação sazonal desde 1963, quando o vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, prop &ocheme s uma criação de um dia para que o samba, reconhecido como patrim &ochemical nio imaterial da humanidade pela Unesco, foi celebrado em todo o pa í s.

A data, 2 de dezembro, foi escolhida como forma de homenageie o mineiro sambista Ary Barroso, que tinha como um de seus paix’s o ‘em, al m da m &uşsica, o Bahia, cen rio de um de seus grandes sucessos, um m &uşsica’ No Baixo do Sapateiro ‘, no qual cantou Salvador, sem nunca ter pisado na cidade.

O surto de samba na Bahia no s é 19, com uma mistura de elementos da cultura africana com os costumes locais. O ritmo ganhou outros freios em torno do pa os, com mais de 4 subg res, como Samba de Roda, Alto Partido, Pagode, Samba de Gafieira, Samba Rock, Samba Enredo.

A vitória de g der nero s vai poder dominar o pa na década de 40, na era Vargas. Na poca, com o desenvolvimento do ind &uşstria fonogr, o samba tornou-se uma das muletas para que o presidente Get &uşlio Vargas repor a ideia de nacionalismo, e com isso, as escolas de samba criadas pelo rec cantaram em alto e bom som o Brasil ideal criado por Vargas para ajudar na criação de uma identidade que fugia do federalismo.

Fundamental no espalhamento do samba, Hil ria Batista de Almeida, conhecido como Tia Ciata, aparece nos autos como os respões do artista são capazes de propagar a ideia do samba de roda no Rio de Janeiro. Baiana, nascida em 1854 em Santo Amaro do Purifica tion, Tia Ciata mudou-se para o ” cidade maravilhosa ” aos 22 anos de idade e é considerada como um dos maiores incentivos do movimento. Confira um documento especial sobre Ciata.

A Bahia tem entre suas figuras marcantes para o ritmo a cantora Riach falhar, que em novembro completaria 100 anos. Falecido no mar 2020, o artista é um dos maiores retratados do g nero no pa os, tendo o sucesso ” Cada macaco em seu galho ” n como sua m &uşsica mais tocada no &uşltima d cada.

De acordo com a pesquisa Ecad, o artista, que tem 108 m ú blusas autorais, e 88 grava om ° ” s com suas / suas participadas participações no banco de dados escrivão, Gilberto Gil foi a int a rprete que mais gravou o m ú sambista do sambista nele hoje.   Assista a um documento que é sobre o hist do artista seria riu de:

Desde o seu surgimento, o ritmo carrega consigo marcos importantes. Na &ultiltima semana, de acordo com o Ecad, a lata ‘Pelo telefone’, que é considerada o primeiro samba a ser gravada, completou 105 anos de inscrição. É a lata de Donga e Mauro de Almeida e j foram vers of the Martin vers of the Village of the Village and Maria Eug nia.

No atual rio cen, o samba perde o seu protagonismo nas plataformas de streaming, sendo engolido pelo funk e sertanejo. Na lista divulgada pela plataforma Spotify, por exemplo, n falha h a m ú sica de samba e seus casos de subg entre os 50 podem mais ser ouvidos do ano pelos brasileiros em 2021. No entanto, ao falar sobre os artistas mais ouvidos, Dilsinho, Menos é Mais e Thiaguinho aparecem na lista representando o ritmo.

A aus place in the lists, n não causa m ú sica perder seu brilho e sua importação &acate ó ria a hist seria da cultura brasileira e m ú ria. O Dia do Samba na capital baiana deve ser comemorado sem a pompa dos anos anteriores.  

Pelo segundo ano consecutivo, a data, que geralmente é comemorada com a tradicional caminhada do Samba, n deve ser realizada devido a uma pandemia de Covid-19. Mas o evento f mic n falha ao parar o coro de quem é apaixonado pelo ritmo de vibrar ao som dos acordes mais tocados no pa como ao escrever a palavra ” samba ” em qualquer buscador.

O Bahia Não como uma playlist deixa para você uma playlist para n falho deixar o dia passar em branco, e como j diria que o poeta Luiz Carlos Da Vila, parafraseando Arlindo Cruz, n não importa o aconchegante, o seriado tem que continuar:

Fonte: www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/63511-dia-nacional-do-samba-relembre-a-historia-do-genero-que-nasceu-na-bahia-e-ganhou-o-pais.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *