Foto: Arquivo 4 de dezembro de 2021 | 10:55

O café e o chá podem estar associados com menor risco de AVC e demência

brasil

O hábito de tomar café ou chá pode ter um impacto de saúde melhor do que o esperado. Segundo estudo feito recentemente com dados de mais de 360 ingleses, o consumo diário das duas bebidas pode estar associado a diminuição de casos de acidente vascular cerebral (AVC) e demência em pessoas com mais de 50 anos.

Publicado na revista acadêmica PLOS Medicine, a pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de Medicina de Tianjin, na China, e da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. ” É um tema importante porque temos poucas opções de medidas que podem impedir ou diminuir a chance de ter, principalmente, demência. Então, é necessário fazer pesquisas desse tipo para combater uma doença que é tão prevalente “, comenta Polyana Piza, médica neurologista do Hospital Albert Einstein (que não fazia parte do estudo).

De acordo com o neurologista, aproximadamente 1 bilhões de pessoas vivem com os diferentes tipos de demência no Brasil. Além disso, nenhuma das opções atuais para o tratamento consegue curar o paciente, mas apenas diminuir a evolução da doença. No caso do AVC, apenas no Brasil são registrados, em média, 400 novos casos por ano. A mortalidade também é alta. Piza cita dados da Arpen (Associação de Registradores de Pessoas Naturais), que mostram que o Brasil registrou, em 2020, o AVC como a quarta causa de mortes por doenças.

Para o estudo, foram usados registros de 2006 a 2010 do UK Biobank, banco de dados que reúne informações biomédicas de aproximadamente meio milhão de pessoas que vivem no Reino Unido. Como o AVC e a demência são mais comuns em idosos, houve um recorte para pessoas que tinham entre 50 e 74 anos de idade-totalizando uma base de amostragem de aproximadamente 365 pessoas.

Os pesquisadores analisaram as respostas a um questionário sobre o consumo de café ou chá-no caso deste último, não foi especificado qual tipo, mas incluído chá preto e verde, ambos com cafeína em sua composição. Cada participante poderia apontar que levar menos de uma xícara por dia, não sabia como responder, preferiu não passar essa informação ou indicou a quantidade exata de copos ingeridos diariamente -pode responder, por exemplo, zero, se eles não levavam nenhuma das bebidas recorrentemente.

Particishoes foram acompanhados até 2020 para visualizar quais haviam desenvolvido algum tipo de demência, sofreram derrame ou continuavam saudáveis. Ao cruzar esses dados com a rotina de bebidas das bebidas, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam todos os dias entre duas e três xícaras de café e de dois a três copos apresentaram 32% menos risco de ter um AVC isquêmico e 23% a menos de ter demência, com exceção do Alzheimer-tipo muito comum da doença, que não contava com redução na análise feita durante o estudo.

O consumo das bebidas sem ser combinado também diminuiu as chances de ter as enfermidades. Quem levou apenas dois a três xícaras de café por dia teve uma diminuição média de 12% de riscos para o AVC, enquanto quem consumiu a mesma quantidade de chá apresentou uma contração de 16% de sofrer um acidente cerebral. Outra parte da pesquisa se voltou para entender o desenvolvimento da demência após sofrer um AVC. Nesse caso, foram observadas mais de 13 respostas.

De acordo com os pesquisadores, o consumo de três a seis xícaras de café e chá todos os dias representou uma diminuição no desenvolvimento de alguns tipos de demência. O chá isolado, em contraste, não teve nenhum impacto considerável contra a demência em pacientes que já sofreram o AVC. Há algumas explicações para o chá e o café para prevenir o AVC ou a demência, mas os próprios autores afirmam que são necessários testes em animais para ter conclusões com maior propriedade.

No artigo, é citado, por exemplo, o fato de que as bebidas são compostas por substâncias, principalmente a cafeína, que teria efeito antioxidante e neuroprotetor, implicando a diminuição na ocorrência das doenças. Apesar de Piza afirmar que “o estudo é bem feito e possui um banco de dados confiável”, com uma grande amostra de participantes, ressalta que o fato de ser observacional é um aspecto limitante.

Diferentemente de um estudo clínico, em que um tem grupos controlados para analisar os efeitos de alguma substância, o estudo observacional consiste em analisar dados de uma população sem interferência dos pesquisadores. Desta forma, o médico diz que a pesquisa funciona mais como uma direção para novas investigações que podem trazer maior grau de certeza sobre o impacto das bebidas sobre a demência e a prevenção de AVC.

“É importante validar com outras pesquisas que também tenham uma amostra grande, mas são controláveis, [contar com] um grupo que faz uso de café ou chá em comparação com um grupo placebo”, afirma.

Samuel Fernandes / Folhapress Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/12/cafe-e-cha-podem-estar-associados-a-menor-risco-de-avc-e-demencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *