O ex-presidente do Vitória Ademar Lemos afirmou, nesta segunda-feira (7), ser a favor da venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), mecanismo que vem sendo praticado por alguns clubes no Brasil. Em entrevista ao BN Na Bola, da Rádio Salvador FM 92,3, apresentado por Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama, o conselheiro do Leão alertou, por outro lado, que é preciso que as agremiações se valorizem mais. 

 

"Dos 20 maiores clubes do mundo, 18 têm dono. Dois não têm: Real Madrid e Barcelona. Um deve 800 milhões de dólares e outro 1 bilhão. Agora estão em uma safra ruim de jogadores, e acho que vai ser difícil voltar a ter tão cedo uma posição de destaque no futebol mundial. Eu acho que tem que ter dono. Tem que ser negociado, logicamente bem negociado. Concordo com o presidente do Athletico-PR que os clubes estão sendo vendidos muito baratos. O desespero dos dirigentes, porque os clubes estão falidos, quebrados, com raras exceções. A maioria dos clubes não tem dinheiro para pagar folha. Estão liquidando os clubes em troca de um dinheiro muito pequeno. Espero que isso não se torne mania", afirmou Ademar. 

 

Na visão do empresário, o modelo ideal é aquele que vende até 51% da SAF a um grupo de investidores. "Tivemos uma notícia boa hoje, de uma proposta que o Atlético-MG recebeu, de 1 bilhão por 51% apenas. Diferente de outros clubes, que estão negociando de 80 a 90%. Esse 1 bi do Atlético é diretamente para o clube, não para pagar dívida. Os clubes têm que repensar, valorizar um pouco mais, para não serem liquidados a preço de banana. O ideal é que ficasse em torno de 51%, porque menos também não vão aceitar.  Os grandes interessados no futebol brasileiro estão prontos para após comprarem 5, 6, 7 clubes para formar uma liga. O Brasil talvez seja uma das raras exceções em que a CBF cuida dos clubes e das seleções. O interesse desses grandes grupos financeiros é comandar as ligas de futebol quando conseguirem um posicionamento", destacou. 

 

Atualmente, Ademar faz parte do grupo que apoia a gestão de Fábio Mota, alçado à presidência interina após o afastamento de Paulo Carneiro do comando do clube. O ex-presidente avaliou que Mota tem feito uma boa gestão. "Quando vimos que a administração do presidente Paulo Carneiro estava fazendo água, e estava insuportável em relação ao próprio clube, resolvemos tomar uma providência. Reunimos o conselho, a partir de denúnjcias feitas pelos próprios conselheiros, e o próprio conselho o afastou da presidência do clube. Fábio Mota assumiu, já com a licença de Luiz Viana, e vem fazendo para mim uma ótima gestão, apoiado por conselheiros que estão ali no dia a dia tentando colaborar. A questão financeira é difícil, mas ele vem conseguindo superar. Conseguiu montar um time, apesar de estar suspenso na Fifa. Fábio vem fazendo um ótimo trabalho, e tenho certeza que na Série C o Vitória vai reforçar mais o time e conseguiremos aquilo que a torcida quer. Mas isso passa por uma ajuda. O Vitória perdeu os direitos de transmissão, vendemos o jogador e no dia de receber o dinheiro teve a guerra. O Vitória tem a única fonte de recurso que é o torcedor se associar ao Vitória. Time que atrasa salário não alcança seus objetivos", ponderou. 

 

O Leão ocupa a quinta colocação do Campeonato Baiano, com 9 pontos, a dois do Barcelona de Ilhéus, primeiro clube do G-4, e com um jogo a menos. Na próxima quarta (9), o Rubro-Negro entra em campo contra o Doce Mel, podendo entrar na zona de classificação para a semifinal. 

 

Em 2022, o Vitória disputará a Série C. Ademar avalia que o time precisará de reforços até lá. "Para o Brasileiro, devem chegar 4, 5 ou 6 jogadores. Mas temos que fazer com o pé no chão, porque o Vitória está sem recurso, e não podemos entrar naquele ciclo vicioso de atraso de salário. Contávamos com a venda de David para bancar as folhas do Brasileiro, mas infelizmente não sabemos o que vai acontecer. Não sabemos quando vai acabar a guerra, e mesmo quando acabar quanto vai demorar para o sistema financeiro voltar à normalidade. Não foi culpa de ninguém, foi uma fatalidade", disse o empresário. 

 

Confira a entrevista completa: 

 

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/25015-ex-presidente-do-vitoria-ademar-lemos-e-a-favor-de-venda-da-saf-tem-que-ter-dono.html