O Comitê Organizador de Tóquio 2020 confirmou neste sábado (17) o primeiro caso de Covid-19 na Vila Olímpica. O local vai receber mais de 10 mil atletas nos próximos dias para a disputa dos Jogos Olímpicos, cuja abertura acontece na próxima sexta-feira (23). O nome da pessoa que testou positivo para a doença não foi divulgado, mas foi um funcionário. O infectado está em isolamento.

 

Ainda não há nenhum caso de Covid entre atletas na Vila Olímpica. A presidente do Comitê local, Seiko Hashimoto, e o diretor-geral dos Jogos, Toshiro Muto, reforçaram a necessidade de seguir os protocolos de segurança durante a realização do evento esportivo.

 

"Estamos fazendo todo o esforço, tudo para evitar um surto (de Covid-19). Mesmo se tivermos um surto, tenham certeza de que teremos um plano para conter", disse Hashimoto. "Aplicamos medidas muito restritivas. Se seguirmos as normas, teremos Jogos seguros. Prometemos ao mundo que os Jogos seguiriam adiante. Como anfitriões, assumimos a responsabilidade de organizar os Jogos, respondemos aos diversos desafios relacionados à Covid-19. Essa pandemia, esse desafio mundial, não podemos adiar respostas para esses assuntos. Temos que estar preparados e, após um ano de adiamento, temos que cumprir nossa missão de organização dos Jogos", completou.

 

Desde o dia 1º de julho, o Comitê Organizador já detectou 14 casos de Covid-19 em pessoas ligadas aos Jogos Olímpicos. Esse total inclui integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), comitês nacionais ou federações internacionais das modalidades. Sete dos infectados são pessoas contratadas para trabalhar durante o evento, além de dois jornalistas de fora do Japão.

 

Diante do aumento dos números da Covid-19, Tóquio está em estado de emergência desde a última segunda-feira (12). Nesta sexta, a capital japonesa registrou 1.271 novos casos, terceiro dia seguido com mais de mil. A cerimônia de encerramentos dos Jogos Olímpicos de Tóquio está marcada para o dia 8 de agosto, um domingo.

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/58885-comite-organizador-confirma-primeiro-caso-de-covid-19-na-vila-olimpica.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *