Bahia Notícias / Esportes / Notícia / Fórmula 1 cancela GP da Rússica e pede solução pacífica para conflito na Ucrânia – 25/02/2022

A Fórmula 1 anunciou o cancelamento do Grande Prêmio da Rússia da temporada de 2022. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (25). A etapa russa estava marcada para o dia 25 de setembro no circuito de Sóchi. A organização da principal categoria do automobilismo retirou a prova do seu calendário devido ao conflito na Ucrânia e pediu uma "solução rápida e pacífica" para a questão.

 

"A Fórmula 1 visita países ao redor do mundo com uma visão positiva de unir pessoas e juntar nações. Acompanhamos os acontecimentos na Ucrânia com tristeza, choque e esperança de uma rápida e pacífica solução diante da atual situação", diz o comunicado.

 

Ainda segundo a categoria, a decisão foi tomada na reunião que envolveu a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e as equipes. Eles chegaram à conclusão que seria impossível realizar o GP da Rússia nas circunstâncias atuais.

 

Durante a madrugada desta quinta (24), no horário de Brasília, a Rússia inciou a invasão à Ucrânia atacando pontos estratégicos do país. Segundo relatos houve explosões em diversas regiões, incluindo Kiev e Kharkiv, duas maiores cidades ucranianas. A ofensiva foi feita por ar, terra e mar.

 

O GP da Rússia faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 2014, em Sóchi. Em 2021, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu a corrida. O local do circuito foi montado para receber os Jogos Olímpicos de Inverno daquele ano. Porém, a pista deixará de receber a etapa russa da categoria a partir de 2023, dando lugar ao circuito de Igora Park, em São Petersburgo. Esta última, que é a cidade natal do presidente Vladimir Putin, é a segunda em importância do país, além de ser um dos destinos turísticos da Europa.

 

O Mundial de Fórmula 1 deste ano está marcado para começar no dia 20 de março com o GP do Bahrein. O atual campeão é o piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull.

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/61172-formula-1-cancela-gp-da-russica-e-pede-solucao-pacifica-para-conflito-na-ucrania.html

Open chat
online