O judoca Rafael Silva, o "Baby", dono de duas medalhas olímpicas de bronze, pretende competir nos Jogos de Paris-2024. Contudo, já planeja seguir carreira na área de gestão esportiva quando parar de lutar. 

 

"A ideia é que eu continue lutando, mas quero fazer uma transição de carreira pensando em gestão esportiva, em como melhorar o judô, o esporte brasileiro. Aqui é uma grande concentração das pessoas capacitadas para fazer isso", afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, neste domingo (20). 

 

O atleta veio a Salvador participar do II Congresso Olímpico Brasileiro, justamente com o intuito de aprimorar o aprendizado na área. Atualmente com 34 anos, ele conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Tel Aviv, em fevereiro deste ano. 

 

"Enquanto eu estiver feliz competindo, treinando, vou para as competições. Fui bem agora em Israel, consegui fazer uma final. Esse ano a competição mais importante é o Mundial, que vai acontecer no Uzbesquistão. A ideia é competir um pouco menos, melhorar a qualidade de treino, a recuperação. Estou em uma idade que já não sou garoto, não consigo fazer um número muito grande de competições. É planejar direitinho e conseguir chegar lá em 2024", destacou. 

 

Neste domingo, o sistema iSports, que visa monitorar novos atletas de judô, ganhou do Comitê Olímpico do Brasil (COB) o Prêmio Esporte Inovação (veja aqui). Baby comemorou o feito.

 

"Tudo que pode melhorar o esporte é bem recebido. É difícil conseguir trazer mais praticantes para a modalidade, esse é um desafio. Conciliar isso da criança querer praticar atividade física, estar integrada em uma comunidade esportiva, é bastante importante", disse. 

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/61435-judoca-rafael-silva-quer-chegar-a-paris-2024-mas-ja-planeja-transicao-para-gestao-esportiva.html