Bahia Notícias / Esportes / Notícia / Presidente da Associação Nacional de Árbitros pede saída de Gaciba da CBF – 09/11/2021

O presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAD), Salmo Valentim, divulgou, nesta terça-feira (9), um comunicado pedindo que Leonardo Gaciba deixe a chefia da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

 

A solicitação vem em meio às críticas que a arbitragem brasileira vem recebendo nas últimas semanas. Só nesta rodada, Bahia e Flamengo (veja aqui) ficaram na bronca. O Tricolor, inclusive, prometeu entrar com uma representação na CBF contra a arbitragem, devido a um pênalti não marcado em cima de Juninho Capixaba, no jogo contra o São Paulo (confira aqui). 

 

"A CBF faz a sua parte. Investe e acredita no potencial dos seus árbitros como tem que ser. Por outro lado, a categoria se esforça. Faz a regra ser cumprida e se dedica para legitimar na bola o resultado. Mas é preciso ter a dignidade de assumir que a gestão da arbitragem não é a ideal. Falta um projeto consolidado. Não há liderança. Não existe diálogo com as comissões estaduais. Tentam de todas as formas estimular números de algo que não deu certo e quem paga por isso é a categoria que a cada rodada é exposta e execrada pela opinião pública", diz a carta da Associação. 

 

O Bahia já tinha entrado com uma representação na CBF após o jogo contra o Juventude, no qual teve um gol impedido por um toque de mão do zagueiro adversário (lembre aqui). 

 

"É preciso que mudanças significativas ocorram na gestão da arbitragem, não com o 'mais do mesmo', mas com pessoas que busquem o coletivo e não projetos pessoais e perpétuos de poder. Enquanto isso não ocorrer, continuaremos sendo agredidos e ridicularizados como ocorre constantemente com a cabine do VAR. É preciso oxigenar o setor com a coragem que o presidente Ednaldo Rodrigues teve de assumir o comando da CBF e apaziguar os ânimos outrora aflorados por imbróglios políticos. Ou mudamos tudo, inclusive conceitos e ações ultrapassadas, ou então, ano que vem a história voltará a se repetir", prossegue Salmo. 

 

O Flamengo, por sua vez, reclamam de um pênalti não marcado sobre Gabriel Barbosa, o Gabigol, e um impedimento mal assinalado também do atacante, que partiu do seu campo, driblou o goleiro Keiller e tocou para o gol vazio. O técnico Renato Gaúcho fez um desabafo na entrevista coletiva.

 

"Amanhã todo mundo vai falar que o Renato está dando desculpa porque não conseguiu vencer a partida. Concordo que cometemos erros contra uma equipe praticamente rebaixada, mas que sempre teve nosso respeito. Não gosto de falar de arbitragem, mas não dá para não falar mais. Os dois erros que aconteceram foram inacreditáveis", disse o comandante.  

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/60091-presidente-da-associacao-nacional-de-arbitros-pede-saida-de-gaciba-da-cbf.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
online