O presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o baiano Ednaldo Rodrigues, afirmou, nesta sexta-feira (10), que a entidade pretende "renovar o futebol feminino" na temporada 2022. Isso ocorreria, de acordo com o gestor, a partir de um processo de "descentralização" da modalidade.

 

"Pretendemos ter algumas competições que deem mais fomento ao futebol, principalmente ao feminino. Para isso, a CBF tem que descentralizar, ir para todos os estados. Na Bahia, temos Mário Filgueiras, Michelinho, professor Quinho… são pessoas que podem interagir no futebol feminino, fazer uma garimpagem para fazer ele crescer nos estados", revelou, em entrevista ao Bahia Notícias, durante o Prêmio Brasileirão 2021, que condecora os melhores da temporada. 

 

A permanência de Ednaldo na presidência da CBF ainda é incerta, já que a Justiça anulou a eleição do presidente afastado Rogério Caboclo, e nomeou Rodolfo Landim, mandatário do Flamengo, e Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol (FPF), para comandarem um processo de intervenção e organizarem novas eleições na entidade (lembre aqui). O órgão máximo do futebol brasileiro deve recorrer da decisão. 

 

Ainda assim, o baiano já está desenvolvendo o planejamento do ano que vem. Uma das coisas que ele espera que evolua em relação a 2021 é a arbitragem. Ednaldo foi responsável por demitir o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba (veja aqui), e convocou os árbitros para um período de preparação na Granja Comary, com o intuito de diminuir os erros até o fim do Brasileirão (confira aqui). O substituto de Gaciba foi Alício Pena Júnior, então vice da Comissão. 

 

"Todas as situações de mudanças merecem uma adaptação. Mas também temos que destacar que não ficamos satisfeitos. Nem o presidente da CBF, nem torcedores, clubes, imprensa, atletas principalmente. O que temos que fazer é procurar cada vez mais investir de forma forte no que diz respeito à qualificação desses profissionais, usando sempre a tecnologia, e que essas situações possam ser corrigidas no tempo mínimo possível. Dentro do que [Alício] procurou fazer, com relação ao que estava antes melhorou bastante. Houve maior participação e integração desses árbitros. É uma mudança de profundidade. Pretendemos que todos os 27 presidentes de comissões estaduais possam participar também com a sugestão dos clubes. Ouvindo árbitros conceituados, ex-árbitros que foram de sucesso quando estavam trabalhando, pretendemos que possa haver uma melhoria significativa na arbitragem para a temporada 2022", avaliou o presidente interino da CBF. 

 

O Prêmio Brasileirão 2021 finalizou mais uma temporada de futebol no país. O atacante Hulk, do Atlético-MG, foi eleito o craque da competição (saiba mais aqui). No feminino, Bia Zaneratto, do Corinthians, levou o prêmio para casa. Inúmeras outras premiações foram distribuídas na noite desta sexta. 

 

"É um prazer muito grande. Essa competição é considerada a mais disputada em todo o mundo. As emoções que a competição disponibilizou, até nos último segundos decidindo posições, acessos, como foi o caso do RB Bragantino para a Libertadores. É um momento de alegria, de ter encerrado uma competição. Tudo o que foi planejado aconteceu", ponderou Ednaldo. 

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/60430-presidente-da-cbf-afirma-que-entidade-vai-renovar-o-futebol-feminino-em-2022.html