A Série B do Baianão 2022 trouxe uma novidade: dois clubes podem ganhar o acesso para a Série A. De acordo com o regulamento, o campeão e o vice ganharão vaga, mas apenas se a Segundona deste ano tiver mais de 10 inscritos. O fato animou equipes que já não tinham atividade profissional há algum tempo. 

 

A reportagem do Bahia Notícias fez um levantamento dos times que já confirmaram sua inscrição e também dos que desejam participar da disputa. Flamengo de Guanambi, Jequié e Grapiúna já definiram suas presenças junto à Federação Bahiana de Futebol (FBF).

 

PLANEJAMENTO INICIADO Rebaixado no ano passado, o Fluminense de Feira vai tentar se reerguer no futebol baiano. De acordo com o presidente José Francisco Pinto, o Zé Chico, o Touro do Sertão já deu início à montagem da comissão técnica, além de contatar atletas, que estão jogando a Série A de 2022.

 

"Nós já fizemos nossa solicitação de inscrição e estamos trabalhando, principalmente na parte do clube, reorganizando o CT, reestruturando todo o clube. E já estamos com uma comissão técnica quase toda montada. Estamos só para contratar o treinador. Estamos apalavrados com vários jogadores da Série A do Campeonato Baiano. Não podemos fazer contrato, dizer os nomes", disse ao BN.

 

Vice-campeão da competição em 2021, o Botafogo-BA vem discutindo nomes de técnicos e membros para a comissão. Além disso, o clube já anunciou e apresentou a primeira contratação para a disputa, que foi o digital influencer Cristian Bell.

 

"Estamos trabalhando, já. Estamos contratando atletas, buscando a comissão. Já estamos nos mexendo", resumiu o mandatário Peron Farias ao BN. "Cristian Bell foi esse boom que fizemos a parceira. Ele vai realizar o sonho dele como atleta e tendo possibilidades reais de atuar, porque tem fundamento. Em prol disso, abrindo portas para que cheguem parceiros para o Botafogo. É um clube sem receita e que precisa desse mecanismo para poder captar recursos e se sustentar, porque não é fácil", completou.

 

Fundado há 26 anos, o Juazeiro Social Clube quer voltar à ativa. O clube disputou um campeonato profissional pela última vez em 2016, quando terminou na lanterna da segunda divisão daquele ano. Liderado pelo presidente Disney Alves, irmão do lateral Daniel Alves, o clube está se organizando para retornar aos gramados e já reuniu a maior parte dos documentos exigidos.

 

"Até incomodava a mim e a meu irmão, porque temos uma história nesse clube, que é de tradição da nossa cidade. A região do Vale do São Francisco reconhece como o time principal. Nos incomodou ver ele em uma linha contrária sem poder fazer algo. Nosso único objetivo é trazê-lo de volta ao lugar que nunca deveria ter desviado", afirmou Ney ao BN. "Dani tem influência total. Até brinco que sou presidente, mas a caneta é dele", finalizou.

 

QUEM TEM INTERESSE Outros clubes também pretendem disputar a Série B neste ano. Como é o caso do novato Jacobinense. Ao BN, o ex-deputado estadual Marcos Manassés, que encabeça o projeto, contou que pretende efetuar a inscrição do clube para estrear nos gramados do futebol baiano já neste ano.

 

Em 2021, o Itabuna traçou um planejamento para retomar suas atividades, que incluía a disputa da segunda divisão deste ano. Dentre as dificuldades encontradas pela diretoria, a principal é o estádio onde os jogos serão mandados.

 

"Estamos com uma dificuldade acentuada, que é a questão do estádio em Itabuna, que até o momento não reúne condições de abrigar competições profissionais. Estamos vendo alternativas na região, mas nossa vontade é participar", falou Ricardo Xavier, ex-presidente e irmão do atual mandatário, Rodrigo Xavier, ao BN. "Precisamos superar essa questão do local da disputa, porque uma das fontes de receita nossa foi feita em cima de uma campanha do sócio-torcedor. Só podemos pensar em elenco e comissão técnica, avançar de forma a objetivar as contratações", completou.

 

Quem também pretende voltar às disputas profissionais é o Canaã. O clube não jogou a edição de 2021, mas pretende efetuar a inscrição no certame de 2022.

 

Clube tradicional do futebol baiano, o Galícia paralisou as atividades do futebol profissional para a grande reforma que vem fazendo no Parque Santigo e não disputa a Série B desde 2019. A expectativa da diretoria é concluir a construção do seu estádio até o próximo mês de junho (saiba mais aqui). Ao mesmo tempo, o presidente Manolo Muiños também ambiciona recolocar sua equipe em campo.

 

"Estamos finalizando alguns processos para poder participar. Tivemos uns atrasos por causa das chuvas que caíram, mas a previsão de inauguração é para maio-junho. São situações que estamos buscando para treinar em outro campo e depois caso esteja pronto a tempo com certeza voltaríamos a treinar e ver as condições", afirmou.

 

Na cidade de Camaçari, os dois clubes locais estão em situações diferentes. O Bahia Notícias apurou que o Camaçariense já tem uma certa estrutura e, caso seja interessante do ponto de vista financeiro, participará da Segundona. Já o Camaçari ainda não deu indícios de que pretende disputar o profissional. Sem patrocínio e sem apoio da prefeitura, a agremiação ainda não tem um estádio para disputar os jogos. 

 

Dois clubes garantiram que não participarão da Série B deste ano: Atlântico e Serrano. O Bahia Notícias tentou contato também com ABB, Brumado, Catuense, Poções, Jacobina e Colo-Colo, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/61248-serie-b-do-baiano-veja-quais-sao-os-clubes-que-podem-participar-da-competicao.html