Foto: Jefferson Peixoto / Secom / Arquivo Uma das principais diretrizes para os cidadãos é que eles busquem as praias com postes salva-vidas 1 de novembro de 2021 | 15:56

Banhistas devem seguir orientações para evitar ocorrências em praias

salvador

O feriado prolongado devido ao Dia de Finados (2 de novembro) vem atraindo bastante gente para as praias de Salvador. No entanto, para que o momento de diversão seja seguro para todos, a orientação aos banhistas é que eles sigam as recomendações necessárias, incluindo as medidas voltadas para o Covid-19, evitando assim ocorrências como afogamentos, crianças perdidas e até mesmo acidentes com resíduos eliminados irregularmente no local.

Uma das principais diretrizes para os cidadãos é que eles buscam praias com postos de salvação e buscam, junto com profissionais, orientações sobre os locais mais propícios para banho. ” Muitas pessoas não têm consciência da simbologia das bandeiras. O vermelho indica mar agitado e alto risco para banhistas. Já o amarelo significa médio risco e necessidade de cuidados para o banho, especialmente de quem não sabe nadar. Por isso, insistimos sempre que o cidadão se informe sobre as condições de banho com o salva-vidas mais próximo “, alertou o coordenador de Resgate Marítimo de Salvador (Salvamar), Alysson Carvalho.

Outra recomendação importante é evitar a combinação de banho de mar com bebida alcoólica-isso porque o álcool pode causar diminuição da percepção de risco no mar pelo cidadão, aumentando assim a possibilidade de afogamento. O uso de objetos flutuantes, a exemplo de boia ou colchão inflável, também deve ser evitado, pois torna mais fácil para as pessoas serem arrastadas pelas correntes.

Quem estiver acompanhado de crianças deve ter a maior atenção, procurando fazer com que os pequenos fechassem ou em linha de visão, para evitar que eles se percam na praia ou até mesmo entrem no mar sem serem percebidos. Outra preocupação é com as chamadas correntes de retorno, que são os locais onde o volume de água projetado pelas ondas, quando se rompiam na orla da praia, tendem a voltar ao mar por um mesmo local, que é definido pela proximidade com esmaltes de pedras ou corais, ou também em locais sem essas barreiras, indicados pela inclinação da areia da praia.

Nestes casos, é necessário evitar esses locais, que podem ser identificados através da lifesaving. No entanto, se for alcançado por esta corrente, o ideal é tentar sair pelos lados (direita ou esquerda), em paralelo à faixa de areia, e nunca nadar contra a corrente, para evitar cansar-se e ser puxada para o alto mar.

Aqueles que testemunham uma situação de afogamento devem, o mais rápido possível, desencadear um profissional, pois só ele terá domínio das técnicas necessárias para efetivar o resgate do cidadão. Uma pessoa que não tem o preparo adequado para agir em situações de risco como esta, ainda tem a capacidade de nadar, pode se tornar mais uma vítima.

Contact-A Salvamar atua com pouco mais de 30 postes salva-vidas, ativados diariamente da praia de Jardim de Alah para Ipitanga. Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais, o órgão pode ser acionado através do número (71) 3363-5333. Já nas praias restantes, o contato deve ser feito com o Grupe Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, no número 193.

Preservação Ambiental-Além dos cuidados com o banho de beira-mar, os cidadãos precisam garantir o ecossistema frequentando as praias. O descarte irregular de resíduos na praia impacta na qualidade da água e é mecanismo para a proliferação de doenças, para a ocorrência de acidentes como cortes e perfurações e até contribui para a morte de espécies de fauna marinha.

De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a recomendação é que os banhistas possam levar um saco ou recipiente para recolhimento dos próprios resíduos, e posterior descarte em um dos lixões ou papelotes instalados em toda a orla da cidade.

Voltar para a homepage

Fonte: politicalivre.com.br/2021/11/banhistas-devem-seguir-orientacoes-para-evitar-ocorrencias-nas-praias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *