Foto: Jair Messiah Bolsonaro no Facebook Presidente Jair Bolsonaro ignora orientação de aliados e participa de ato anti-STF em Brasília 1 de maio de 2022 | 12:22

Bolsonaro ignora orientação de aliados e participa de ato de esvaziamento contra STF em Brasília

brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve neste domingo (1º) o ato em Brasília com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e em desagravo ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). A manifestação foi esvaziada. O presidente chegou ao local em torno de 11h30 e cumprimentou apoiadores.

” [Eu vim] para cumprimentar o pessoal que está aqui na manifestação pacífica em defesa da Constituição, da democracia, e da liberdade. Por isso, parabéns a todos de Brasília, assim como todos os brasileiros que hoje estarão nas ruas “, disse ao vivo aberta em suas redes sociais.

O presidente não deu discurso no ato em Brasília. A previsão é que participe, por vídeo, da manifestação prevista para esta tarde em São Paulo.

Aliados do presidente defenderam que ele não participe dos atos em desagravo ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) no domingo, por medo de discursos radicalizados que poderiam acentuar a crise entre os Poderes.

Já membros do Legislativo e do Judiciário, com ou sem a presença do Chefe do Executivo, temiam que as manifestações pudessem reeditar os atos de golpista de 7 de setembro do ano passado.

Os discursos nos carros de som no Esplanada criticou o STF, em especial o ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que tem Bolsonaro e seus aliados visados.

Em um dos trios elétricos, houve um alcance estendido pedindo a criminalização do comunismo e a derrubada dos 11 ministros do Supremo.

Mesmo que o foco dos atos tenha sido atacar o Judiciário, muitos discursos também tiveram a esquerda e Lula como alvo, e destacou a chamada tarifa dos costumes, como o aborto.

O ato começou por volta de 10h. Organizadores pediram pastores e padres para se apresentar e subir no carro para puxar rezas. Depois do Pai Nosso, um pastor se pronunciou contra o aborto e pregou que a autoridade de Deus é maior do que a de qualquer juiz.

Os partidários do presidente organizaram este domingo, em desagravo ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), em pelo menos quatro capitais, além de Brasília: Salvador (BA), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O ato na capital foi precedido por uma motociata, da qual Bolsonaro não participou.

Um dia antes, Bolsonaro usou um evento oficial em Uberaba (MG) para convocar seus aliados a participar dos atos convocados para este domingo, 1º May.

Em uma mensagem direta ao STF, o presidente disse: ” [Aqueles] que, talvez, vão às ruas amanhã, não para protestar, mas para dizer que o Brasil está no caminho certo. Que o Brasil quer que todos joquem dentro das quatro linhas da Constituição. E dizer que nós não abrimos a nossa liberdade. “

” Amanhã [domingo] não será dia de protestos. Será dia de togetherness do nosso povo para um futuro cada vez melhor para todos nós “, completou, em Expozebu, o maior evento de pecuária do país. O evento aparece na agenda oficial do presidente e teve transmissão ao vivo pela TV Brasil, do governo federal.

Marianna Holanda, Folhapress Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2022/05/bolsonaro-ignora-orientacao-de-aliados-e-participa-de-ato-esvaziado-contra-stf-em-brasilia