Campanha Salvador Contra a Dengue Intensifica Inspeções e Aplicação de Inseticidas nos Distritos Sanitários

SAÚDE

Nesta segunda-feira (15), a campanha Salvador Contra a Dengue, liderada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma nova etapa de inspeções para controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade. A ação incluiu a aplicação de inseticidas por UBV Costal, visando interromper a transmissão focal da doença em áreas com casos notificados.

O foco principal da iniciativa é identificar potenciais criadouros do mosquito transmissor, eliminando ou tratando os depósitos encontrados e oferecendo orientações aos moradores sobre como combater os focos de água parada. Lucrécia Lopes, chefe do setor de controle de vetores e animais peçonhentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ressaltou que as ações são preventivas e buscam reduzir as notificações nas áreas de maior risco.

“Nas últimas semanas, observamos uma redução significativa no número de casos notificados, especialmente nos distritos onde implementamos o bloqueio de transmissão. Durante esta epidemia, é crucial que o número de casos diminua constantemente a cada semana”, explicou Lopes.

Um dos destaques da ação foi o terreno baldio próximo à primeira passarela da Estrada da Rainha. Alex Santos, membro da equipe do CCZ, enfatizou a importância da intervenção na área, considerando-a de difícil acesso: “Embora tenhamos atuado em toda a região, priorizamos este local devido à vegetação alta. Contamos com o apoio da comunidade para permitir o acesso aos imóveis e colaborar conosco no combate a essa situação”, afirmou.

Raimundo Sílvio, morador da região, elogiou a iniciativa da SMS e destacou a mudança positiva no local: “As pessoas costumam descartar lixo aqui de qualquer jeito, mas agora estão cuidando do local, o que é ótimo. Estão colocando placas e orientando os moradores. Eu acredito que, quando limparem essa área, será benéfico para todos”, comentou.

Para denunciar locais com potencial para criadouros do mosquito ou solicitar ações contra a dengue no município, os moradores podem contatar o Fala Salvador pelo telefone 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *