Castramóvel Oferece Cirurgia Gratuita De Esterilização Para Cães E Gatos em Cajazeiras

SAÚDE

Na manhã desta quinta-feira (9), Juliana Santos, auxiliar veterinária de 23 anos, levou sua cadela Liz, uma Pitbull de quatro anos, ao Castramóvel em Cajazeiras V, Salvador. A decisão de castrar Liz veio como uma medida preventiva para evitar gestações indesejadas e possíveis complicações de saúde. “Liz já teve quatro crias e como os anticoncepcionais para animais não são métodos tão seguros, eu optei por trazê-la para realizar a castração. Essa é uma forma de prevenir mais uma gestação e também de proteger das doenças que podem acometer o animal não castrado”, explicou Juliana.

Outra cadela que passou pelo procedimento foi Bela, uma mestiça de apenas um ano. Sua dona, Joanice Santos, estava inicialmente preocupada, mas se sentiu segura ao chegar ao local. “Eu estava muito nervosa, pois não sabia como ia ser com Belinha, mas cheguei aqui e a equipe foi muito acolhedora. Eles me explicaram todo o procedimento e a segurança que vai trazer para a minha cadela. Agora estou mais tranquila, pois sei que é a melhor opção para ela”, disse a tutora.

O Castramóvel é uma unidade itinerante de cirurgia de esterilização para cães e gatos, instalada no estacionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) em Cajazeiras V, na Rua D, quadra D, setor 2. O serviço oferece a oportunidade aos tutores da região de realizar o procedimento gratuitamente.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, por ordem de chegada, com vagas limitadas. O agendamento deve ser realizado presencialmente. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, a castração é exclusiva para os felinos, enquanto nas terças e quintas-feiras o local recebe os cães.

Para realizar o procedimento, o responsável pelo animal deve apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica do animal atualizado em até um ano. O animal só poderá realizar a cirurgia caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água.

Além da unidade em Cajazeiras V, outra unidade do Castramóvel está localizada no Jardim Botânico, na Avenida São Rafael, no bairro de São Marcos. O atendimento nos locais acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, por ordem de chegada.

A castração é um procedimento que beneficia a saúde do animal, prolongando sua vida. Também previne doenças como tumores, incluindo o câncer de mama em cadelas ou gatas. Além disso, reduz a demarcação de território e, em muitos casos, a agressividade do animal. “A castração é uma forma de contribuir para o controle populacional, além de gerar benefícios à saúde do animal”, afirma Michelle Holanda, diretora de Promoção à Saúde e Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Dipa/Secis).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *