CBF Anuncia Paralização do Campeonato Brasileiro por 2 Rodadas, devido as Tragédias no Rio Grande do Sul

ESPORTE

Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a paralisação do Campeonato Brasileiro por duas rodadas, atendendo ao pedido de 15 dos 20 clubes que disputam a Série A. A decisão vem em decorrência da tragédia das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas.

As rodadas adiadas são a 7ª e a 8ª, que estavam marcadas para os dois próximos fins de semana. Esta medida coincide com a suspensão anteriormente anunciada dos jogos das equipes gaúchas – Grêmio, Internacional e Juventude – até o dia 27 de maio. Se não houver mudança, o Brasileirão voltará em 1º de junho, na 9ª rodada.

O pedido de suspensão partiu não apenas dos clubes gaúchos, mas também recebeu apoio de outros times. Na segunda-feira, os 11 clubes da Liga Forte União se manifestaram publicamente nesse sentido, sendo apoiados por Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. No entanto, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não defenderam a paralisação inicialmente. Entretanto, o Bragantino posteriormente informou que enviou um ofício à entidade nesta quarta-feira, mostrando-se favorável à suspensão.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, havia afirmado na sexta-feira passada que a decisão seria dos clubes, convocando um Conselho Técnico da Série A para o dia 27 de maio. Contudo, a entidade foi criticada pela demora na marcação da reunião.

A paralisação é restrita à Série A do Brasileirão, não afetando outros campeonatos organizados pela CBF. A medida foi tomada após manifestação formal da maioria dos clubes integrantes da competição.

Enquanto isso, os clubes gaúchos não entraram em campo desde a última semana de abril. Caso não haja mudanças, Internacional e Grêmio voltarão a disputar uma partida oficial no fim de maio. O Inter enfrentará o Belgrano, no dia 28, pela Sul-Americana, enquanto o Grêmio terá pela frente o The Strongest, no dia 29, pela Libertadores. O Juventude, por sua vez, retornará aos gramados no dia 1º de junho, contra o Bragantino, fora de casa, pelo Brasileirão.

Com as instalações afetadas pelas enchentes, o Grêmio anunciou que irá treinar no CT do Corinthians, em São Paulo, a partir de sexta-feira.

As fortes chuvas que atingiram o território gaúcho nas últimas três semanas já causaram a trágica perda de 149 vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *