Um grupo de cientistas do Centro de Pesquisas Biomédicas do Instituto Nacional de Saúde, Universidade de Leicester, Reino Unido, descobriu que um em cada quatro pacientes hospitalizados devido ao Covid-19 pode ficar mais de um ano se recuperando da doença, revela um estudo publicado na The Lancet Respiratory Medicine.

Este estudo, apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas em Lisboa e publicado na revista The Lancet Respiratory Medicine, utilizou dados de pacientes adultos de 39 hospitais do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), entre os dias 7 de março de 2020 e 18 de abril de 2021.

Os investigadores universitários britânicos usaram dados de 2320 pacientes adultos de 39 hospitais do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que foram admitidos com Covid-19 entre 7 de março de 2020 e 18 de abril de 2021. A recuperação dos pacientes foi avaliada através de diferentes exames em 2320 pacientes cinco meses após alta alta hospitalar e em 33% deles um ano depois.

Na visita de cinco meses, os investigadores recolheram amostras de sangue para testar a presença de proteínas inflamatórias. Concluíram, assim, que a proporção de indivíduos totalmente recuperados não apresentava mudanças significativas entre cinco meses (25,5%) e um ano (28,9%).

Um ano após alta alta hospitalar, a maioria dos pacientes ainda reclamava de fadiga (60,1%), dor muscular (54,6%), perda de mobilidade (52,9%), dificuldade para dormir (52,3%) e falta de fôlego (51,4%). As denúncias de confusão mental (46,7%), dor no corpo (46,6%) e perda de memória (44,6%) também foram frequentes. Mulheres, pessoas com excesso de peso e pacientes hospitalizados com apoio de oxigênio foram as que relataram ter a menor sensação de recuperação da doença.

Para os pesquisadores, esses resultados reforem a necessidade de apoiar as pessoas que sofrem com os sintomas de Covid longos. “Sem tratamentos eficazes, o longa Covid pode se tornar uma nova condição de saúde de longo prazo com alta prevalência na sociedade”, escrevem eles.

FOLLOW UP HERE

Fonte: www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1904531/covid-19-apenas-um-em-cada-quatro-doentes-recupera-apos-12-meses?utm_source=rss-lifestyle&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed