Covid-19: Procon-RJ notifica MSC e Costa Cruzeiros após surto de casos-Notícias-R7 Rio de Janeiro
A-A +
MSC Preziosa teve 28 casos e empresa é notificada
Divulgação
O Procon-RJ notificou, nesta terça-feira (4), o MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros, empresas responsáveis por navios que tiveram um surto de Covid-19 nas festas de final de ano. 166 casos da doença já foram confirmados nos hóspedes, 28 deles no MSC Preziosa.
De acordo com o órgão de fiscalização do consumidor, os cruzeiros devem explicar o mecanismo de reembolso e remarcação das viagens que são interrompidas ou canceladas, assim como a forma como os pacientes têm recebido atendimento médico, entre outros esclarecimentos. As empresas terão 10 dias para responder, a partir de hoje.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, disse que o movimento ocorre após o posicionamento de Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que recomendou a suspensão da temporada de transatlânticos.
“Nós antecipamos para garantir que os direitos dos consumidores que tinham viagens marcadas estejam garantidos”, disse ele.
O MSC e Costa Cruzeiros devem dizer ainda quantos cruzeiros estão previstos para operar durante a temporada 2021/2022 e, de estes, quantos têm como rota o estado do Rio de Janeiro, bem como se há plano de contingência em casos de surto de casos de Covid-19 a bordo das embarcações.
Posicionamento da Costa do Cruzeiro
Em nota, Costa Cruzeiro relatou que seguiu o acordo com a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros da Marinha) e suspendeu cruzeiros até o dia 21 de janeiro de 2022. Duas viagens de barco a partir da atual temporada-Costa Diadema e Costa Fascinosa-foram canceladas e os hóspedes e agentes de vaigens estão sendo informados.
Quanto à restituição, a empresa alegou que oferece a opção de transformar o valor pago pelo Cruzeiro em um comprovante de crédito a ser utilizado até 31 de dezembro de 2022 para embarques até 30 de junho de 2023. O pagador também poderá ter o valor ressarado, conforme a lei 14.046.
Para solicitar este recurso, o consumidor deve ligar-se diretamente a Costa Cruzeiros ou o agente de viagens.
Procurado, o MSC ainda não se manifestou.
*Estagiado de R7, sob supervisão de Bruna Oliveira
- rio de janeiro
- covid19
- coronavirus
- <a class="toolkit-tags__link " href="https: // busca.r7.com /? q = surto covid
- nave
- fim de ano
- réveillon
- turismo
- msc cruzeiros
- Cruzeiros da costa
Compartilhar:
- <a class = "link" data-type = "whatsapp" title="Share on Whatsapp "dados-social =" share-socialnews "data-toolkit-social-media-item dados-url="https: wa.me/?text=https://www.r7.com/239x