Ascom/Detran-BA

Detran-BA e Hemoba promovem campanha de doação de sangue em ação transversal no Maio Amarelo

SAÚDE

A paz no trânsito começa por você, desde os cuidados com as leis de trânsito até colaborando a salvar vidas. E é seguindo essa máxima que o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) realiza a ação de fechamento do Maio Amarelo – mês de conscientização para um trânsito mais seguro. Em uma atividade transversal com a Secretaria da Saúde (Sesab), através da Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), nos dias 28 e 29 de maio, o ônibus da fundação estará no estacionamento do departamento para receber a doação de servidores do Estado que atuam no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A sede do Detran fica no Edifício MultiCab (Av. Ulysses Guimarães, 3386 – Centro Administrativo da Bahia – Sussuarana). A doação também é aberta ao público em geral e os horários são de 8h às 12h e de 13h às 17. O diretor-geral do departamento ressalta a importância da atividade “queria aproveitar a oportunidade, em nome do nosso governador Jerônimo Rodrigues, convidar os servidores que atuam no CAB e adjacências para promover esse ato de salvar vidas. Vamos aproveitar o Maio Amarelo para ressaltar que a nossa missão no trânsito é, exatamente, preservar e cuidar do próximo”, enfatizou.

Os sinistros de trânsito lideram as solicitações por internações hospitalares e, consequentemente, uma demanda alta nas transfusões de sangue. 60% dos leitos de UTI são ocupados por esses acidentes.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de dormir, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores ao procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *