Foto: Reprodução Fogo do Cinema Brasileiro 31 de julho de 2021 | 16:30

Doria diz que vai pedir transferência de Bolsonaro da Cinemateca, que pegou fogo

brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou durante a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, neste sábado (31), que pedirá ao governo federal a transferência da Administração de Cinema Brasileiro para a gestão estadual do Paulista. Um galpão da instituição federal, que guarda a memória do cinema nacional, pegou fogo nesta quinta-feira (29) na capital.

De acordo com Doria, o pedido será enviado pelo secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão, nesta segunda-feira (2). A ideia é que a entidade federal passe para as mãos do governo paulista, em uma gestão compartilhada entre Estado e município.

” A Cinemateca há muito tempo deveria ter sido transferida para a gestão do Estado ou do município. Ela está aqui e está muito presente na vida cultural de São Paulo, apesar de servir a todo o país “, declarou Doria. “Aqui nós cuidamos muito melhor da cultura do que no governo federal”, completou, em clima de disputa política com a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido).

Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital paulista, disse que ainda solicitou uma vistoria no prédio atingido pelas chamas e também na sede principal da Cinemateca, que fica na Vila Clementino, para “contribuir na prevenção de problemas futuros”.

Quando era prefeito da capital, Doria chegou a estudar a transferência da Cinemateca para a gestão municipal. Mais tarde, quando Bruno Covas assumiu e Jair Bolsonaro já era presidente, o pedido foi feito oficialmente, mas ficou sem resposta.

Essa é a quinta vez que a Cinemateca enfrentou uma situação de fogo -situação semelhante já havia ocorrido em 1957, 1969, 1982 e 2016. No ano passado, esse mesmo prédio foi atingido por uma enxurrada que danificou 113 cópias de DVDs.

Nesta sexta-feira (30), o secretário especial de Cultura, Mario Frias anunciou um edital para a assinatura da entidade gestora da Cinemataeka Brasileira. Ele prevê aporte do governo federal de R$ 10 milhões anuais, para o período de cinco anos -valor 50% menor do que o previsto no estudo de publicização realizado pelo próprio Ministério do Turismo, ao qual a secretaria está vinculada.

Jair Bolsonaro não esteve presente na reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, apesar de ter sido convidado, e nem respondeu ao convite. O presidente brasileiro participou neste sábado de um ato com motocicletas em Presidente Prudente, no interior paulista.

Leonardo Sanchez / Folhapress Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/07/doria-diz-que-vai-pedir-a-bolsonaro-transferencia-da-cinemateca-que-pegou-fogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *