A-A + Governo estadual e Ministério Público investigam as causas do acidente

O governo do Estado e o Ministério Público investigam as causas do acidente

MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO/ESTACIONÁRIO CONTEÚDO-02/01/2022-7:46 PM

O rompimento de um coletor de esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que causou a abertura da cratera na Marginal Tietê na terça-feira (1º) tem relação direta com as obras da Linha 6-Orange do Metrô, por conta das mudanças no solo causadas pelo escavação da área. É o que opina dois especialistas ouvidos pelo R7 sobre o acidente que parou a capital paulista e deve trazer prejuízo milionário para uma das obras mais aguardadas do transporte público. 

” Esse corredor tem quilômetros de extensão. Porque que exatamente ali do lado do poço do Metrô ele resolveu dar sinais de vida? É claro que há alguma correlação com a peça. Não sabemos qual exatamente, mas há várias hipóteses “, diz o engenheiro Sérgio Ejzenberg, mestre em Transportes pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). 

Ejzenberg cita duas hipóteses mais prováveis sobre a influência da obra de arte sobre o rompião da galeria de esgoto. Um envolve o “tatuador”, máquina responsável pela escavação, que teria movimentado o solo próximo ao colecionador. ” E isso lançou esse esgoto e fez essa cratera. Essa instabilidade se dá pelo site “, complementa o presidente do IE (Instituto de Engenharia), Paulo Ferreira. 

Outro cenário mencionado por Ejzenberg é que o furo cavado pelas obras do Metrô afetou o sustento do curso d’ água, que também pode ter provocado o rompimento. Ele ainda critica a distância de três metros entre o “tatuador” e o coletor de águas residuais: “é muito pouco, trabalho de risco.”

Apesar da coincidência, os dois relembram o efeito das fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias. “Afinal, as chuvas passam pelas galerias que fluem para a lâmina do rio”, explica Ferreira.

O governo do estado de São Paulo investiga as causas do acidente atraindo um comitê com a participação da Sabesp e do STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos). O Ministério Público do Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil sobre a questão. 

Em uma nota (veja abaixo na íntegra), a Uni Line e a ACCIONA, responsáveis pelas obras na Linha 6-Laranja, declararam que, “com as informações disponíveis neste momento”, o rompião não está relacionado diretamente ao desenvolvimento das obras da Linha 6-Laranja.

Reconstrução

Os dois engenheiros também concordam que as obras de reconstrução da pista interna da Marginal Tietê devem levar cerca de três meses, por envolver operações de drenagem complexas do esgoto e reconstrução da galeria rupestre. A previsão, no entanto, é de que a cratera esteja estabilizada e novos colapsos dificilmente aconteçais. ” Tenho dificuldade em ceder mais partes na Marginal. O terreno já se acomodou. Só que se houver nova ruptura “, pontua Ferreira.

Depois de perder três pistas para a cratera, a pista interna da Marginal Tietê, no sentido rodovia Ayrton Senna, está completamente interditada. Aquela pista tem o trânsito desviado para o corredor das avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, com retorno à marginal na altura da praça Pedro Corazza.

Já os veículos trafegam pela pista central estão sendo desviados para a pista expressa na altura do canteiro de obras da Linha 6 e retornam para a pista central em seguida. A pista expressa, mais afastada da cratera, foi liberada apenas horas após o acidente por não apresentar risco para o trecho da marginal, informou o governo do estado.

” [É importante] olhar para o outro bem, do outro lado do rio. No outro da Marginal tem também um coletor de esgoto. Os coletores estão em ambos os lados do rio. Então, se aconteceu de um lado, olhe para o outro lado também “, completa Ejzenberg. 

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Outro lado

Em nota (veja abaixo na íntegra), a Uni Line e a ACCIONA, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, declararam que o rompimento não está relacionado com as obras da Linha 6-Orange e que fornece todo o suporte necessário para sua equipe. As empresas também comentaram que o desmoronamento não interfere nas frentes de trabalho restantes do projeto. 

Veja a nota abaixo na íntegra:

” A Uni Line e a ACCIONA, responsáveis pelas obras da Linha 6-Orange of subway, informam:

1-Com as informações disponíveis neste momento, o incidente desta manhã na Marginal Tietê não está diretamente relacionado com o desenvolvimento das obras da Linha 6-Laranja. Trata-se de um rompimento de um interceptador de esgoto. 2-O incidente não ocasionou nenhuma vítima. Todos os profissionais que estavam no local foram retirados com segurança.  A empresa está prestando todo o apoio necessário à equipe e à comunidade. 3-A Defesa Civil esteve no local e, até o momento, não houve recomendação de evacuação no bairro. 4-Obras de contenção para recuperação da pista local da Marginal Tietê já foram iniciadas com toda a urgência necessária. 5-A equipe técnica segue em conjunto para definir as melhores soluções de engenharia para dar continuidade nas ações de mitigação dos danos e retomar as obras. 6-O incidente é pontual e não interfere nas frentes de trabalho remanescentes do projeto, que seguem em execução. “

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