Esquema Especial da Salvamar em Salvador durante Passagem de Frente Fria

ULTIMAS

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está implementando um esquema especial de plantão durante a passagem da frente fria em Salvador. Com a finalidade de garantir a segurança dos cidadãos, equipes de salva-vidas estão mobilizadas na base localizada em Patamares, atuando em esquema de ronda e prevenção nas praias da cidade.

Segundo o coordenador Kailani Dantas, a orientação é clara: evitar o banho de mar durante este período devido às condições perigosas. “Temos equipes rondando as praias, fazendo essa prevenção e, além disso, estamos a postos para apoiar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) em qualquer eventualidade de alagamento na cidade, com embarcação e equipes prontas para qualquer solicitação”, afirmou Dantas.

A atuação da Salvamar não se restringe apenas às praias. Nas áreas alagadas, os salva-vidas estão prontos para intervir com a embarcação, auxiliando na retirada de pessoas em situação de risco. “A equipe é especializada e capacitada para estar dando esse apoio, já que fazemos parte do grupo de prevenção de acidentes da Codesal”, destacou o coordenador.

A estrutura da Salvamar é robusta, contando com 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, desde as praias de Jardim de Alah até Ipitanga, próximo ao kartódromo. Além disso, quatro postos móveis atuam diariamente, também servindo a eventos do município. Equipados com moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes, os salva-vidas realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e salvamento em ambientes aquáticos, visando evitar afogamentos e preservar vidas.

Em caso de emergência, a população pode acionar diretamente os profissionais nas praias ou entrar em contato através do número (71) 3202-4970. Nas demais praias fora do trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga, o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo número 193. Para situações relacionadas a áreas alagadas, a Codesal oferece assistência através do número gratuito 199.

A Salvamar reforça a importância de seguir as orientações dos profissionais e evitar banhos de mar durante este período de condições adversas, garantindo a segurança e bem-estar de todos os cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *