A-A +

Reprodução

Após as festas de fim de ano, vêm as coleções tradicionais de impostos e gastos com educação, despesas que pesam no bolso e podem se tornar uma dor de cabeça para os brasileiros que não se têm preparados para os pagamentos adicionais.

Nesse período, os pagamentos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IOCT (Imposto Predial e Territorial Urbano) surgem e materiais escolares, que se juntam às contas de luz, água e telefone.

” O não pagamento de tributos estaduais e municipais incursão a execução quase imediata da dívida. No caso do município de São Paulo, por exemplo, em cerca de dois ou três meses o contribuinte já tem seus débitos executados “, afirma Renato Prone, vereador do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).

” Daí, é importante economizar dinheiro ao longo do ano ou usar o salário 13º para ter essa reserva, já que as sanções são muito severas “, disse. Prone warns.

Veja também

No mês de janeiro, os motoristas precisam lidar com o pagamento de IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O valor cobrado é calculado com base no preço de mercado do veículo e varia de acordo com o estado, modelo de veículo e tipo de combustível utilizado para locomoção.

No estado de São Paulo, os valores a serem pagos a partir da próxima segunda-feira (10) variam de R$ 14,92 a R$ 527. De acordo com a Secretaria de Fazenda, os desembolsos serão, em média, inferiores aos pagos no ano passado.

Motoristas que deixam de pagar o IPVA estão sujeitos a uma multa de 0,33% por dia de juros atrasados e atrasados de juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixada-se em 20% do valor do imposto.

Outro imposto tradicional deste início de ano é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Na cidade de São Paulo, o salário começa no 1º fevereiro e quem optar pelo pagamento à vista vai receber um desconto de 3% no tributo.

Em alguns locais, é possível obter desconto ao optar pelo pagamento de IPVA e IPTU à vista. De acordo com os economistas ” orientação, a opção só é válida para quem tem uma reserva adicional a ombro com outras despesas.

Planejamento

Para Gustavo Godoy, economista e diretor executivo da Ahfin, é fundamental ter um planejamento consciente e sustentável para enfrentar esse início de ano. O primeiro passo para isso, orienta, é colocar na ponta do lápis as despesas previsíveis e esperadas por parte da família nas primeiras semanas do ano.

” Na sequência, faça o mesmo com as receitas que serão utilizadas para pagá-las, como o salário dos familiares, o 13º recebido no ano anterior ou até mesmo outros benefícios esperados. Dessa forma, é possível ter uma visão completa sobre o orçamento familiar no período “, afirma o economista.

Uma das principais recomendações de Godoy é aproveitar a renda extra do salário 13º para quitar essas contas, mas evitar gastar todo o dinheiro de uma vez só, só para pagar as despesas.

” Você pode usar os valores extras para pagar algumas despesas, negociar descontos em contas, como a cota única do IPTU disponibilida por prefeituras ou promoções sobre rematrículas, e até mesmo montar a reserva de emergência necessária. Então, pouco a pouco é possível colocar todos os gastos em um dia com facilidade e sem comprometer a renda familiar. A tranquilidade de dezembro pode (e deve) se estender até o ano seguinte, ” o economista avalia. 

Como economizar na compra de suprimentos escolares

Anúncio Fechar ad

  • iptu
  • Compartilhe:

  • Link copiado!
  • Fonte: noticias.r7.com/economia/economize/despesas-com-ipva-e-iptu-no-comeco-de-ano-exigem-planejamento-07012022