Hemoba Funciona em Horário Especial no Feriado de Corpus Christi

SAÚDE

Nesta quinta-feira, 30 de maio, feriado de Corpus Christi, o Hemocentro Coordenador em Salvador estará atendendo os doadores de sangue em um horário especial, das 7h30 às 16h30. As demais unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) na capital e no interior estarão fechadas, com exceção do posto no Hospital Santo Antônio (OSID), que também não funcionará.

Na sexta-feira, 31 de maio, todas as unidades retomarão o atendimento no horário habitual. Já no sábado, 1º de junho, os doadores em Salvador contarão com várias opções de locais e horários para realizar a doação. A sede da Hemoba atenderá das 7h30 às 16h30; a unidade de coleta móvel (hemóvel) estará no Salvador Shopping das 8h às 17h; o posto itinerante no Salvador Norte Shopping (G1) funcionará das 9h às 18h; e a unidade de Feira de Santana atenderá das 7h30 às 12h30.

Horários Habitual de Funcionamento

As unidades fixas da Hemoba seguem os seguintes horários de atendimento:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30.
  • Hospital do Subúrbio: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
  • Hospital Ana Nery: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
  • Hospital Roberto Santos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Hospital Santo Antônio (OSID): segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, os doadores devem consultar o site da Hemoba: hemoba.ba.gov.br.

Critérios para Doação de Sangue

Para doar sangue, é necessário que o candidato esteja em boas condições de saúde, pese acima de 50 kg e tenha idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis legais, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, não deve ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não deve ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento e deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. É recomendável também evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

A Hemoba reforça a importância da doação de sangue para salvar vidas e convida a todos que atendam aos critérios a comparecerem a uma de suas unidades e contribuir com este ato de solidariedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *