Hemoba promove campanha de doação de sangue durante a Micareta de Feira de Santana

SAÚDE

Feira de Santana, 10 de abril de 2024 – Com a proximidade da tradicional Micareta de Feira de Santana, que acontecerá de 18 a 21 de abril, a Hemoba lança uma campanha de mobilização de doadores para garantir o estoque de sangue durante o período festivo. A campanha terá início nesta quarta-feira (10), com a distribuição de folhetos, spots, vídeos e peças para redes sociais.

Para facilitar a participação dos doadores, a unidade móvel da Hemoba estará em frente ao Ambulatório do Hospital Clériston Andrade nesta quarta-feira (10), das 9h às 17h, e na quinta-feira (11), das 8h às 16h. A coordenadora da Hemorrede da Hemoba, Iara Matos, ressalta a importância da doação nesse período: “O fechamento da unidade no período da micareta pode comprometer o atendimento das demandas transfusionais dos hospitais da região”.

Durante o evento, a unidade de Hemoba da cidade estará fechada, já que está localizada no circuito da festa. Para garantir um estoque seguro para a folia e demais situações, a população é convidada a comparecer tanto na unidade fixa quanto na móvel. Além disso, a UCT de Feira de Santana estará disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30, com capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia.

Os critérios para doação incluem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. É importante ressaltar que no dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *