Medalhista paralímpica nos Jogos de Pequim 2008, a ex-nadadora Verônica Almeida destacou, nesta segunda-feira (18), o projeto que desenvolve na Santa Casa de Jequié. Na última semana, o Programa Habilitação Esportiva Inclusiva do Centro de Reabilitação de Jequié conquistou uma medalha de prata no Circuito Brasil, com Bárbara Britto, a Classe S9 nos 100m costas. 

 

"Hoje, o setor mais forte que temos lá é natação. Os pacientes saem do setor da ambientação para aprender a nadar. Nosso principal foco é formar paratletas. Mas quando ele começa fazer a atividade, pode ser apenas o paciente que aprende a nadar ou virar o atleta de alto rendimento", aifrmou Verônica, em entrevista ao programa BN Na Bola, da Rádio Salvador FM 92,3, apresentado por Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama. 

 

Atualmente, o projeto reúne atletas de todas as regiões da Bahia, mas tem foco em Jequié. Em Salvador, os interessados podem se comunicar por meio do Instituto Baiano de Reabilitação (IDR). 

 

"Temos um coordenador que faz o processo seletivo. Mas o treinamento específico é feito na Santa Casa de Jequié, até porque eu estou lá. Observo quais pacientes têm condição de se tornar atleta. Quem se sente hábil para isso pode nos procurar. Hoje minha alegria é enxergar e fazer com que os pacientes se sintam aptos para encarar o novo mundo", conta a ex-nadadora. 

 

Os interessados em participar do projeto podem procurar a Santa Casa de Jequié. 

Fonte: www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/61764-medalhista-paralimpica-destaca-projeto-em-jequie-nosso-foco-e-formar-paratletas.html