O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) e a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) participam neste sábado (31) do “Dia E – HU Brasil em Ação”, considerado o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS) voltado à população idosa.
A iniciativa acontece simultaneamente em diversas regiões do país e prevê mais de 42 mil atendimentos em 45 hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Em Salvador, a expectativa é que mais de 4.700 atendimentos sejam realizados ao longo do dia nas duas unidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ampliando o acesso da população aos serviços especializados de saúde.
No Hupes-UFBA, estão programados mais de 2.600 atendimentos, incluindo consultas especializadas, exames laboratoriais, exames de imagem e cirurgias previamente agendadas de acordo com a demanda da unidade hospitalar.
Além dos atendimentos agendados, o hospital disponibilizará vacinação por demanda espontânea contra Influenza e Covid-19. A previsão é de aplicação de cerca de 900 doses. As senhas serão distribuídas a partir das 7h na recepção principal da unidade.
Entre os serviços ofertados pelo Hupes estão consultas nas áreas de cardiologia, clínica médica, ortopedia geral e ortopedia de quadril. Também serão realizados exames como ecocardiograma, raio-X e ressonância magnética.
Já a Maternidade Climério de Oliveira deve realizar mais de 2 mil atendimentos durante o mutirão. Os pacientes previamente agendados terão acesso a consultas em especialidades como ginecologia, mastologia, hematologia, clínica médica e cardiologia.
A unidade também oferecerá exames laboratoriais, preventivos, mamografias e ultrassonografias, contribuindo para a ampliação do acesso aos serviços de diagnóstico e acompanhamento médico.
De acordo com os organizadores, o “Dia E – HU Brasil em Ação” tem como principal objetivo ampliar o atendimento à população idosa e colaborar para a redução das filas do SUS, fortalecendo a assistência especializada em saúde em todo o país.
