Adam Vidal/GABVP PMS

Nova base do Samu é instalada em Stella Maris

SAÚDE

Para otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender situações de risco à vida, uma nova base descentralizada do serviço foi instalada na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, 14B, em Stella Maris. A estrutura foi entregue na segunda-feira (27), com a presença da vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

A base contará com uma ambulância de suporte avançado e duas de suporte básico, composta por três equipes de dez profissionais, atuando 24 horas todos os dias da semana, além de liderança técnica, administrativa e operacional para atender as chamadas de forma qualificada e oportuna. A estrutura possui sala de estar, copa; almoxarifado, conforto e apoio administrativo.

“Estamos hoje inaugurando mais uma base descentralizada de acordo com os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, oferecendo conforto e segurança as nossas equipes. Contamos com uma equipe de profissionais especializados e capacitados que contribuem para tornar esse serviço de excelência, empenhando-se diariamente em salvar vidas. A SMS vem investindo na qualificação deste serviço por considerar a importância e a relevância da atuação das equipes do Samu à população da nossa cidade”, destacou Ana Paula Matos.

Rede – Salvador possui 14 bases do Samu e 62 ambulâncias, sendo 50 de suporte básico e 12 de suporte avançado, além de oito motolâncias, duas ambulanchas e uma Central de Regulação em operação. A rede atende dez municípios, totalizando mais de 3 milhões de habitantes da região metropolitana. Atualmente, faz parte desse serviço pré-hospitalar móvel um efetivo de 1.153 profissionais, que desempenham as funções na Central de Regulação das Urgências, Bases Descentralizadas e Unidades Móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *