Foto: Betto Jr. / Secom PMS

Novo trecho do BRT Salvador inicia operação com ônibus a cada 10 minutos

POLÍTICA
Foto: Betto Jr. / Secom PMS
Foto: Betto Jr. / Secom PMS

O novo trecho do BRT de Salvador, foi inaugurado nesta quinta-feira (25). Essa linha, que conecta a Lapa à Estação Pituba, em frente à sede da Apae, funcionará em fase de monitoramento e ajustes, com viagens nos dois sentidos.

Inicialmente, a operação assistida terá horário reduzido, das 9h às 15h, com ônibus saindo a cada 10 minutos. Os usuários poderão embarcar ou desembarcar nas estações Rio Vermelho e Cidade Jardim, além das terminais da Lapa e Pituba.

Segundo Fabrizzio Müller, responsável pelo projeto, esse faseamento permitirá ajustes para garantir o melhor funcionamento do sistema. A cada 15 dias, haverá avanços, incluindo ampliação do horário de funcionamento e integração de novas estações.

A Linha B4 contará com ônibus de 13 e 15 metros, todos com ar-condicionado e acessibilidade completa. A frota do BRT, que atualmente possui 44 veículos, receberá mais 51 até o final do ano, incluindo veículos elétricos. Com isso, serão criadas duas novas linhas: B5 e B6, ampliando a cobertura do modal.

O novo trecho do BRT possui 7 km e 8 estações, beneficiando diretamente a população de 15 bairros. A infraestrutura inclui ciclovias, paisagismo e iluminação pública. Durante o período inicial, os usuários podem fazer baldeação para a Linha B4 na Estação Pituba.

Além disso, o BRT de Salvador já ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários por mês e, com o novo trecho em operação, a perspectiva é de que esse número ultrapasse 3 milhões. O sistema, pioneiro no uso de ônibus elétricos no Brasil, completou um ano de operação em setembro passado.

Da redação, 23:14 Horas, 25 de Abril de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *