Foto: Sergio Moraes / Reuters Cerca de 120 pessoas ficaram feridas 3 de maio de 2022 | 09:41

PF desarticula organização criminosa que promove pirâmide financeira

brasil

Uma organização criminosa que atua sob a forma de pirâmide financeira e na prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional é alvo da Operação Quéfren, da Polícia Federal, na terça-feira (3). A PF estima que cerca de 120 pessoas tenham ficado feridas, com prejuízo estimado de R$ 15 milhões.

No total, os agentes cumprem 11 mandados expedidos pelo 1ª Vara Federal de Itajaí / SC, três deles de prisão temporária e oito de busca e apreensão, em endereços nas cidades catarinenses de Balneário Camboriú, Shark e Camboriú e ainda na cidade paulista de Barueri. Além do cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, a PF está fazendo o bloqueio e sequestro de bens em nome de pessoas físicas e jurídicas da organização.

Os criminosos foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, estelionato, lavagem de dinheiro e os crimes contra o sistema financeiro nacional.

Histórico

De acordo com a investigação, a quadrilha tem cerca de 20 pessoas e iniciou suas atividades ilícitas em 2019, através da criação de empresas que atuam na forma de banco digital, sem autorização da Central Banco e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O grupo agiu sobre a falsa promessa de ganhos acima do interesse do mercado, captando recursos financeiros sob a forma de depósitos em dinheiro ou através de negociação em criptomoedas.

” Foi possível identificar que a principal empresa envolvida encerrou suas atividades em 2021, alegando que todos os clientes ‘ os investimentos seriam bloqueados em uma conta de corretagem de criptomoedas. Depois, essa mesma empresa lava newsletter acusando uma celebridade italiana de se apropriar dos recursos. Suspeita-se, no entanto, que eles possam tratar-se de histórias fictícias com o objetivo dos investigados se passarem por vítimas e se esquivarem da cobrança de investidores, ” a PF disse em nota.

O nome da operação referencia o segundo maior monumento do Egito, o Quéfren Pyramid, construído há mais de 4,5 anos.

Agência Brasil Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2022/05/pf-desarticula-organizacao-criminosa-que-promovia-piramide-financeira