Foto: Rafael Martins/GOVBA Até quarta (4), serão realizados mais de oito mil participantes 2 de maio de 2022 | 15:15

População do município de Barreiras recebe serviços da Feira Cidadã

bahia

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) chutou, nesta segunda-feira (2), a mais uma edição da Feira do Cidadão, desta vez no município de Barreiras na região Oeste. Por quarta (4), serão realizadas mais de oito mil, entre consultas médicas, exames, procedimentos odontológicos, testes e vacinação para o Covid-19, além de serviços de cidadania, como emissão de documentos. Em visita ao município para uma série de entregas, o governador Rui Costa, ao lado da titular da Sesab, Adélia Pinheiro, acompanhou a ação.

“A Feira aqui em Barreiras atenderá a uma demanda de pentelhanças da pandemia, com procedimentos como a cirurgia de catarata, bastante procurada após atendimentos odontológicos, serviços de atenção ao cidadão e também marcação de exames eletivos e cirurgias para mulheres”, explicou o Governador.

Os participantes acontecem do 8h a 17h, no espaço montado no Batalhão de Instrução e Capacitação da Polícia Militar, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro Vila Regina. A população tem acesso a consultas com oftalmologistas, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x e outros serviços médicos. No local reservado para atendimento odontológico, os profissionais realizam o preenchimento, a restauração, a limpeza, o canal e procedimentos mais complexos, como as cirurgias de bucomaxilo.

Para ter acesso à feira e serviços, é necessário apresentar RG, cartão SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses contra Covid-19 no dia. O mecânico, Francisco Soares, de 63 anos, aproveitou a oportunidade e já foi encaminhou para a realização da cirurgia de catarata, que aguarda quatro anos. ” Se não fosse essa chance, eu teria que fazer uma cirurgia privada, mas os preços são muito altos, em torno de R$ 4 a R$ 6 para cada olho. Essa oportunidade caiu do céu. Aqui, eu já fui atendida e agora estou sendo encaminhada para cirurgia “, destacada.

Cidadania

Aliada aos serviços de saúde, a população também conta com o auxílio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que disponibiliza serviços como segunda via de emissão do RG, cadastro de biometria de eleitor, cadastro no CPF e emissão de antecedentes criminais. A Estudante Taís Figueredo aproveitou a oferta gratuita de serviços para tirar o documento de identidade. ” A feira foi uma ótima opção para vir fazer o RG, que eu tinha perdido, e não estava tendo tempo. Foi super rápido “, comemorou.

Saldo

Barreiras é a quinta cidade a receber a Feira Cidadã, em 2022. Seabra, Salvador, Vitória da Conquest e Jequié foram contemplados recentemente com a ação, que beneficiou mais de 60 pessoas. O projeto alcançou a marca de mais de 372 atendimentos em 2019. No ano de 2020, foram realizadas duas edições, totalizando mais de 9 atendimentos, mas a ação precisou ser interrompida em virtude da pandemia.

Próxima edição

Na próxima semana, a Feira do Cidadão será realizada no município de Bom Jesus da Lapa, na Bacia do Rio Stream, onde vai atender a população nos dias 11, 12 e 13 de maio.

Voltar para a homepage

Fonte: politicalivre.com.br/2022/05/populacao-do-municipio-de-barreiras-recebe-servicos-da-feira-cidada