Prefeitura de Salvador promove Dia D da Mobilização Saúde na Escola 2024

SAÚDE

A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), realizou nesta sexta-feira (19) o Dia D da Mobilização Saúde na Escola 2024. O evento faz parte do programa nacional “Semana Saúde na Escola” e ocorreu em 12 escolas da rede municipal. Uma delas foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paroquial de Santana, que sediou uma exposição educativa abordando diversos temas, como higiene bucal, saúde mental, alimentação saudável, combate à dengue, prevenção à violência, além de uma atualização da carteira vacinal das crianças.

De acordo com Leandro Luz, gerente executivo da Atenção Primária em Saúde da SMS, o objetivo é promover ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de atividades pedagógicas. Ele ressaltou a importância dessa iniciativa para aproximar os serviços de saúde das crianças nas escolas.

Aproximadamente 55 mil estudantes foram atendidos durante a semana, entre os dias 8 e 19 de abril, em 168 escolas que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE). A professora Maria de Fátima de Jesus destacou a facilidade de ter a vacinação disponível na escola, o que ajuda pais que enfrentam dificuldades para levar os filhos para se vacinarem.

A parceria entre educação e saúde foi fundamental, segundo a diretora do Cmei, Simone Lopes, para disseminar uma cultura de prevenção nas crianças. A dentista da SMS, Angela Torres, explicou que abordaram temas como violência e saúde mental de forma leve, promovendo a cultura da paz entre os alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *