Prefeitura e Programa das Nações Unidas firam parceria para fortalecer ações sociais em Salvador | Política Livre

Foto: Adam Vidal / Segov O objetivo é cumprir os objetivos da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, pacto global que envolve países diversos, incluindo o Brasil 4 de novembro de 2021 | 20:00

Prefeitura e Programa das Nações Unidas firmarem parceria para fortalecer ações sociais em Salvador

Salvador

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e a responsável por projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador, Leonel Neto, reuniram-se nesta quinta-feira (4) para tratar de políticas de ação social. Na ocasião, os órgãos firaram parceria que tem como objetivo traçar um diagnóstico socioassistencial, criar uma plataforma de monitoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e atuar nas comunidades carentes de Salvador. Um Memorando de Entendimento entre o Escritório de Governança Social da Câmara Municipal e o PNUD será assinado entre as partes para formalizar o acordo.

O objetivo é cumprir os objetivos da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, pacto global que envolve países diversos, incluindo o Brasil. Entre os objetivos da Agenda 2030 estão: Erradicar a extrema pobreza e a fome, a educação Básica Universal, promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, reduzir a Mortalidade Infantil, melhorar a Saúde Maternal, combater o HIV / AIDS, Malária e outras doenças e garantir a Sustentabilidade Ambiental. São 169 metas dos 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs), estabelecidas no documento ” Transformando o Nosso Mundo.

O vice-prefeito, que conduziu o encontro, recordou as crises que a cidade passou e destacou a importância da parceria. ” Salvador viveu duas grandes crises em cinco anos, em 2015 com as chuvas que provocaram a tragédia no Barro Branco, e em 2020 com a pandemia de coronavírus, e nós nos reinventamos, agimos rapidamente, com ações efetivas, isso porque reestruturamos e avançamos em ações sociais nesse período. A ideia é que não só fortalecemos o SUAS, mas faça um mapeamento da cidade para cuidar da família como um todo, nas áreas social, educação, saúde, áreas de emprego, proporcionando, assim, novas oportunidades de vida. É casar com a inteligência da gestão com a tecnologia do Programa das Unidades das Nações e atingir quem, de fato, precisa “, pontuou Ana Paula Matos.

Presente na reunião, o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira disse que é importante fortalecer o SUAS e ressaltou que” uma das prioridades da gestão é apoiar bons projetos na área social. “

Já Leonel Neto, do PNUD, disse que” a integração das políticas sociais do Município de Salvador, seguida do alinhamento à Agenda 2030 e às SDGs, certamente possibilitará a ampliação dos resultados já alcançados. Para tanto, o PNUD colocará toda a sua expertise em territorialização das SDGs para permitir à Prefeitura implementar um projeto de grande impacto em Salvador “.

Os participantes também participaram da reunião, o Vice-Chefe de Gabinete da Vice-prefeitura, Francisco Elde; a coordenadora da Secretaria de Governança Social, Simone Café; a Diretora de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e lazer, Juliana Portela; Marcelo Tourinho e Rose Pérez, da Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Assessor de Relações Internacionais da prefeitura, João Vitor Queiroz.

Ir Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/11/prefeitura-e-programa-das-nacoes-unidas-firmam-parceria-para-fortalecer-acoes-sociais-em-salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
online