Presidente do BC: Momento de incertezas no País dificulta a condução da política monetária | Política Livre

Foto: José Cruz / Agência Brasil / Arquivo O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto 3 de setembro de 2021 | 16:05

Presidente do BC: Momento de incertezas no País dificulta a condução da política monetária

Economia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira, 3, que a condução da política monetária fica mais complexa diante da incerteza sobre a economia brasileira. Campos Neto participa do evento online de entrega do Prêmio Fazenda Mais, ranking das instituições financeiras feito em parceria pelo Estadão e o Austin Rating.

“Temos todos os choques externos, choques internos, a crise hídrica, além de um ruído eleitoral, na verdade dificulta”, disse Campos Neto. “Mas o BC tem que pensar que nossa missão é atingir a meta, entregar a meta de inflação, esse é o elemento mais importante para garantir a estabilidade com um crescimento sustentável de curto, médio e longo prazo”.

De acordo com Campos Neto, o desligamento da inflação em relação à meta no momento em que a Selic atingiu a mínima histórica, em 2%, é maior do que a observada hoje, quando o BC está em um ciclo de elevação das taxas para perseguir a meta de 2022 do IPCA. ” Com os dados que tivemos naquele momento, o desâncoramento em termos de magnitude foi muito superior ao que está em alta hoje. Estamos em um exercício de olhar para o outro lado, entendendo essa inércia, os vários choques, ” disse.

O presidente do BC disse que a melhor maneira de lutar contra as dificuldades de calibrar a política monetária é explicar essas dificuldades e agir com uma comunicação eficiente para o mercado. Afirma ainda que a diferença entre as projeções de inflação do mercado e do município parte de questões sobre o ritmo de fechamento do hiato do produto e a inércia inflacionária.

inflação global

De acordo com Campos Neto, as surpresas para cima nos índices de inflação foram observadas em grande parte do mundo, com pressões generalizadas tanto nos preços ao consumidor, quanto nos custos de produção. “O grande exercício agora é saber qual é a passagem dessa inflação que veio do produtor para o consumidor”, disse Campos Neto. “Há um movimento de reajuste de inflações indo para frente, com as inflações do mundo subindo e algumas que estavam encontrando uma estabilidade voltando a subir recentemente, como a Alemanha e a Inglaterra.”

Campos Neto disse que os gargalos na economia global, com produção limitada e maior demanda, vêm piorando recentemente. O presidente do BC citou o fechamento de fábricas de automóveis no Brasil por falta de componentes como sintoma desse problema. Ele ressaltou que a escassez de semicondutores atingindo o setor automotivo é a pior desde 1996.

O presidente do BC também mencionou que a economia mais digitalizada, com maior demanda por equipamentos de trabalho eletrônico, poderia criar uma mudança estrutural na demanda por bens. Campos Neto afirmou ainda que a agenda de sustentabilidade tende a criar uma pressão de preços no curto prazo, batizada por ela de inflação verde, com o aumento da demanda por alguns materiais.

Premium

O Prêmio de Finanças Mais é uma radiografia das principais instituições do setor financeiro, em diferentes categorias, com base na análise dos balanços relativos ao ano de 2020. Para definir os vencedores, a Austin Rating tem usado sua base de dados de mais de 30 anos sobre instituições financeiras brasileiras e uma metodologia própria, o que faz uma análise de diferentes aspectos dos números de cada uma das empresas do setor.

Além das Finanças Mais, os Analistas e Projeções Broadcast Awards foram entregues. Os prêmios reconhecem os profissionais e as instituições que se destaquem nas estimativas de indicadores e também escolhem a corretora de destaque do ano.

Estadão Conteúdo Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/09/presidente-do-bc-momento-de-incertezas-no-pais-dificulta-conducao-da-politica-monetaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
online