Programa Viva Esporte Impulsiona Jovem Atleta Luisa Sugimoto Para Competições Internacionais

ESPORTE

Aos 14 anos, a jovem atleta Luisa Sugimoto já é reconhecida como uma das maiores promessas da natação baiana. Sua trajetória, marcada por superação e determinação, é impulsionada pelo programa Viva Esporte, lançado pela Prefeitura de Salvador. Desde os dois anos de idade, quando iniciou na modalidade após um incidente de quase afogamento, Luisa encontrou na água não apenas uma paixão, mas também um caminho para a vida.

O talento de Luisa foi percebido pelo professor da escola onde estudava, que a encaminhou para um teste no Yacht Clube da Bahia, parceiro do programa Viva Esporte. Desde 2019, ela treina no clube e representa bem as cores do estado nas competições, conquistando títulos como o Campeonato Brasileiro de Verão Piscina e o Torneio Norte-Nordeste de Clubes. Seu mais recente feito foi se classificar para o Mundial Júnior, na Itália, e a Copa Pacífico, no Equador.

O apoio financeiro do Viva Esporte é fundamental para que Luisa possa participar dessas competições de alto nível. Segundo ela, o programa é o único patrocínio que recebe neste início de ano. “O Viva Esporte nos estimula a participar das principais competições do país, então não ficamos só na Bahia. Antes do patrocínio eu não conseguia participar de tantas competições em âmbito nacional por conta dos custos, que são bem altos, incluindo todos os materiais, além de passagens e hospedagens”, afirmou a atleta.

Para Luisa, nadar é mais do que competir, é uma forma de deixar todas as preocupações de lado e simplesmente se divertir. “Não costumo pensar em nada, é como se todos os problemas sumissem. Eu só me divirto, faço o que gosto me divertindo”, compartilhou.

O impacto positivo do programa também é reconhecido por sua mãe, Flávia Joaquim. “Esse programa foi de extrema importância em nossas vidas. Temos muitas despesas para participarmos das competições. Neste mês, por exemplo, Luísa participará de quatro competições até o final de maio. Então são muitos gastos com as viagens, mas o programa tem nos ajudado bastante”, destacou.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), o programa Viva Esporte não apenas oferece apoio financeiro, mas também incentiva o desenvolvimento de jovens talentos como Luisa, moldando o futuro do esporte na Bahia e inspirando uma nova geração de atletas.

Além de fomentar o avanço das políticas públicas de esportes, o Viva Esporte oferece incentivos fiscais às empresas que investem na comunidade esportiva de Salvador, contribuindo não apenas para fortalecer sua imagem institucional, mas também para promover a responsabilidade social corporativa.

O caso de Luisa Sugimoto é um exemplo do impacto positivo que programas como o Viva Esporte podem ter na vida de jovens talentos, abrindo portas para o sucesso no esporte e além dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *