Salvador é o 1º município do país a utilizar prontuário médico público com assinatura eletrônica

SAÚDE

Salvador se destaca como o primeiro município do Brasil a adotar prontuário médico público com assinatura eletrônica. A medida, implantada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), traz uma economia considerável ao reduzir o uso de papel e simplifica o trabalho dos profissionais de saúde.

Essa iniciativa, implementada em todas as 160 unidades de saúde geridas pela Prefeitura desde 4 de abril, promete mais agilidade, eficácia e segurança aos pacientes. A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, ressalta o avanço tecnológico que essa nova ferramenta proporciona para a rede municipal.

Com a assinatura eletrônica, médicos e profissionais de saúde podem acessar o prontuário de forma mais rápida e segura, eliminando a necessidade de imprimir, carimbar e assinar documentos manualmente. A integração do prontuário médico do Vida + com o Gov.br facilita o acesso às informações, oferecendo um tratamento mais assertivo e personalizado aos pacientes.

Além da economia de papel e da redução do risco de perda de documentos, a implantação da assinatura digital foi bem recebida pelos profissionais da saúde. A medida é parte das iniciativas de digitalização da Saúde em Salvador, que já conta com aplicativo Vida + Cidadão e em breve terá receitas médicas também com assinatura eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *