São João do Centro Histórico terá 25 dias de programação com arrasta-pé, gastronomia e brincadeiras tradicionais

CULTURA/ENTRETENIMENTO

Salvador terá uma programação especial para baianos e turistas celebrarem a festa junina, como manda a tradição, na capital. O Centro Histórico será o palco da programação que vai iniciar neste sábado (1º), com o Louvor a Santo Antônio, e segue até o dia 25 de junho. Este é o terceiro ano consecutivo que capital baiana realiza uma festa tão vasta para enaltecer a cultura nordestina.

A festa junina na região tem apoio institucional da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e busca valorizar o local respeitando o patrimônio, gerando trabalho, renda e oportunidades para comerciantes e moradores, além de fomentar o empreendedorismo. A realização é da Sole Produções, em correalização com a Associação Centro Histórico Empreendedor (Ache), e apoio da Amvox.

A programação terá dois circuitos oficiais, sendo um deles o Prá Lá de Bão, que é inteiramente gratuito. Já o Pra Ficá Mió é realizado pelos bares, restaurantes e lanchonetes que fazem parte da Rota Sabores do Interior.

Os shows de forró pé de serra que vão tornar o clima junino começarão no dia 9, no Coreto Musical Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Depois tomam conta do Largo do Cruzeiro do São Francisco, a partir do dia 10, onde estará montada a Estação de Forró São João. A partir do dia 13, a programação musical inicia no Coreto Dona Flor, no Largo do Pelourinho. Ao todo serão 15 shows com artistas da terra promovendo o melhor arrasta-pé.

Apresentações – O São João do Centro Histórico terá atrações para que todos os públicos possam desfrutar do período da forma mais autêntica possível. Para que crianças e adultos possam brincar com jogos tradicionais da festa, por exemplo, serão montadas barracas para o público no Terreiro de Jesus.

O ator Vitório Emanuel, representando o eterno rei do forró Gonzagão, vai circular pelos circuitos fazendo aparições surpresa, cantando acompanhado de um sanfoneiro. E as quadrilhas juninas também vão marcar presença na festa e tomando conta da Praça da Cruz Caída nos dias 22, 23 e 24.

O cantor e compositor Gerônimo Santana fará um show especial e gratuito intitulado “Gerônimo o herói do sertão e a saga do forró”, no dia 25 de junho, na Escadaria do Passo, com participação de Gonzagão (Vitório) encerrando a programação junina de 2024.

Gastronomia junina – No Circuito Pra Ficá Mió será realizada a Rota Gastronômica Sabores do Interior, com a participação de 49 bares, restaurantes e lanchonetes do Centro Histórico que criaram menus especiais temáticos e com preços também especiais para oferecer aos visitantes. Até o dia 25, quem participar da maior festa junina de Salvador vai poder escolher onde comer comida boa com preço mínimo de R$22 e máximo de R$89,90.

Os estabelecimentos, localizados desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, passando pelo Mercado de São Miguel na Baixa dos Sapateiros, criaram pratos, sobremesas e drinks especiais para o mês. Este ano a Rota tem como fonte de inspiração as comidas afetivas que nos lembram momentos ligados à família e à maior festa da Bahia.

Será possível apreciar pratos como godó, que é um prato típico da Chapada Diamantina, amendoinzada premiada, carne de jaca com cuscuz, guisado e sarapatel de carneiro, moqueca de carne seca, bolo maçã do amor com sorvete de coco e outras diversas iguarias. A programação pode ser conferida na página do São João do Centro Histórico no Instagram (@saojoaodocentrohistorico).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *