Foto: Danilo Verpa / Folhapress Os líderes de esquerda e direita se reuniram para tratar dos atos 7 de setembro 3 de setembro de 2021 | 22:00

São Paulo prevê policiamento inédito em 7 de setembro

brasil

Para tentar evitar confrontos entre manifestantes e depredações de prédios em 7 de setembro, as forças de segurança de São Paulo montaram esquema de segurança nas regiões paulista e do Vale do Anhangabaú que prevê o uso de 3.600 policiais militares e a ação de equipes da Polícia Civil de elite na proteção de distritos policiais.

Além dessas regiões, toda a cidade e outras regiões do Estado vão ter policiamento reforçado, algo inédito nos feriados 7 de setembro. Também haverá revista pessoal e mochilas para barrar qualquer tipo de arma (tanto do fogo quanto do branco).

O funcionário efetivo especificamente para os atos é semelhante ao anunciado em junho de 2020, quando os deputados tiveram que lidar com manifestações simultâneas de apoiadores e opositores do presidente Jair Bolsonaro, um na Avenida Paulista e outro no Largo da Potato.

O esquema geral em um 7 de setembro, no entanto, é inédito-tanto pelo reforço de todas as regiões quanto pelo envolvimento ampliado das diferentes equipes, da Corregedoria da PM ao grupo de elite da Polícia Civil.

Bolsonaristas organizam ato em defesa do presidente-em favor do voto impresso e contra a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal), em meio a outros pauzinhos-na Avenida Paulista, na tarde de ontem, com a presença esperada de Jair Bolsonaro.

Já a Campanha fora de Bolsonaro, fórum que reúne grupos e partidos de maioria esquerdista, vai protestar contra o presidente na mesma data, também na tarde de hoje, no vale do Anhangabaú.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Militar na tarde desta sexta-feira (3), o patrulhamento será fortalecido direto pelo primeiras horas do dia e, também, nas imediações das estações de metrô.

Para garantir a segurança nas duas manifestações, ainda segundo a PM, será empregado o efetivo dos batalhões das áreas, batalhões especiais, com apoio de 1.473 viaturas, 60 cavalos, 4 drones e dois helicópteros Eagle.

” Além disso, integrarão o esquema uma equipe de mediadores de PM -agentes que possuem cursos de gestão de crises e terão o papel de facilitar a comunicação da instituição com os manifestantes e vice-versa, a fim de evitar confrontos, discussões e atos de violência. Esses policiais estarão usando um colete azul, ” diz a nota da PM.

De acordo com policiais civis ouvidos pela reportagem, os distritos do centro também receberão reforços, assim como as centrais de flagrante em flagrante. Até mesmo policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) participarão das prisões em casos mais graves.

Além disso, os distritos da região central, em especial do Paulista, terão apoio de equipes de 14 Dope (Departamento de Operações Especiais) para proteger e apoiar os colegas de plantão nas representações. O reforço visa lidar com ambos os episódios de violência envolvendo blocos negros e também com eventual envolvimento de policiais ligados a atos bolsonaristas.

Ainda de acordo com membros da cúpula de segurança ouvidos pela reportagem, as equipes das Corregedorias e Polícia Civil da Polícia Militar também trabalharão com esquema especial de efetivo para atuar com agentes da polícia ativa que se engajam em confusão nas manifestações políticas. A expectativa é da maior participação de policiais militares da reserva-os ativos, em tese, estão proibidos.

De acordo com a PM, os carros de som que integrarão as manifestações serão mostrados por equipes de policiamento de tráfego antes dos eventos e escoltados até os locais determinados para seu estacionamento.

Além disso, os oficiais farão revistas pessoais e mochilas e não permitirão o acesso à posse de objetos que possam “atestar a vida do restante presente nas manifestações, população em geral e polícia”.

” Entre os itens que não podem ser usadas são armas brancas e de fogo, cassetetes, fogos de artifício, sinalizadores e drones. Quem estiver de posse desses materiais será conduzido à delegacia para o registro de um termo circunstancial “, diz nota da PM.

Isso vale também para policiais civis e militares, segundo o governo João Doria (PSDB).

A base é o artigo 5º da Constituição, que todos podem ser” assembleias pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público “.

As medidas de segurança a serem adotadas no dia 7 de setembro foram discutidas com representantes dos organizadores dos atos, na última terça-feira (31), em duas reuniões realizadas na sede da Região Metropolitana Comando Policiais Comando, responsável pelo patrulhamento na área central da cidade.

Pelo que foi acordado entre o organizado, no ato na avenida Paulista os grupos se concentrarão no perímetro que compreende a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e o quadrado das Ciclistas, entre o 11h e o 18h. Esse local deve ser concentrar os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Já no vale do Anhangabaú, onde devem estar para reunir os manifestantes contrários ao governo federal, a concentração ocorrerá de 14h a 17h.

O governo paulista também adverte que, em razão das manifestações, as linhas de ônibus que passam por esses locais serão ajustadas. “O Metrô orienta os usuários a adquirir passagens com antecedência e informa que será capaz de realizar o controle de acesso às plataformas para evitar acidentes, se necessário.”

Rogério Pagnan / Folhapress Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/09/sao-paulo-preve-policiamento-inedito-no-7-de-setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *