A-A + Moradores da cidade de Bucha, próxima de Kiev; Prefeito diz que Rússia matou 280 civis na região

Moradores da cidade de Bucha, perto de Kiev; prefeito diz que Rússia matou 280 civis na região

Ronaldo Schemidt/AFP-04/02/2022

A Ucrânia anunciou neste sábado (2) que recuperou o controle de toda a região de Kiev após quase um mês de ocupação russa, que deixou uma cena apocalíptica e metragem macabra como a de 20 cadáveres espalhados em uma rua Bucha a noroeste da capital.

As forças russas, como haviam anunciado há poucos dias, reduziram sua presença nas regiões de Kiev e Chernihiv (norte), depois de fracassarem em sua tentativa de rodar a capital.

Agora, as forças russas parecem concentrar seus esforços no leste e no sul, cinco semanas após o início da invasão ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro.

Em Mariupol (sul), a Cruz Vermelha continua seus esforços para organizar a evacuação de dezenas de milhares de pessoas presas naquela cidade portuária no Mar de Azov, sem comida, água e eletricidade.

As cidades de “Irpin, Bucha, Gostomel e toda a região de Kiev foram liberadas do invasor”, anunciou a vice-ministra ucraniana da Defesa, Ganna Maliar.

O conselheiro presidencial ucraniano, Mikhailo Podoliak, disse pouco antes que Moscou mudou “tático” e agora pretende “manter o controle de vastos territórios ocupados” no leste e no sul e “ganhar uma base poderosa lá”.

A retirada russa do norte permitiu verificar a devastação deixada pela guerra.

Em Bucha, os corpos de pelo menos 20 pessoas em trajes civis estavam espalhados em uma única rua da cidade, segundo repórteres da AFP.

Um dos cadáveres estava com as mãos amarradas atrás das costas. Os corpos foram espalhados por várias centenas de metros. De acordo com o prefeito de Bucha, Anatoly Fedoruk, “todas essas pessoas foram mortas com um tiro na nuca”.

Os combates e bombardeios deixaram uma cena apocalíptica, com enormes buracos em edifícios residenciais e carros destruídos.

Veja também

Fedoruk afirmou à AFP por telefone que” 280 pessoas tiveram que ser enterradas em valas comuns, ” como era impossível fazê-lo em cemitérios, dentro do escopo do bombardeio russo.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) já abriu uma investigação por possíveis crimes de guerra na Ucrânia.

Em uma entrevista publicada por um jornal suíço, a ex-procuradora internacional Carla Del Ponte pediu ao TPI que emitia um mandado de prisão contra Putin, chamando-o de “criminoso de guerra”.

Segundo a ONU, mais de 4 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia desde a invasão e, no total, há mais de 10 milhões de deslocados.

Diante de uma “emergência migratória” agravada, Papa Francisco pediu respostas “compartilhadas” e apontou “alguns poderosos” presos em “seus interesses nacionais” como responsáveis pela guerra, no que foi interpretado como uma alusão a Putin.

O pontífice argentino revelou que pensa em viajar para a Ucrânia e denunciou “as seduções da autocracia” e “os novos imperialismos”, que carregam o risco de uma “prolongada guerra fria que pode sufocar a vida dos povos e de gerações inteirinhas”.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) relatou ter enviado uma equipe a Mariupol para evacuar civis, após uma tentativa fracassada de Sexta-feira (1) porque “as condições tornaram impossível prosseguir” com a operação.

Mariupol sofreu semanas de intenso bombardeio russo, com a Fewer 5.000 moradores mortos, dizem as autoridades locais, e 160.000 pessoas presas na cidade em ruínas.

Dezenas de ônibus com moradores que conseguiram sair da cidade chegaram à Zaporizhzhia na sexta-feira, cerca de 200 km noroeste.

” Nós ligamos quando chegamos. Nós choramos quando vimos os soldados no posto de controle com emblemas ucranianos nos braços “, disse Olena, que carregava a filha nos braços.

” Minha casa foi destruída, eu vi em fotos. Nossa cidade não existe mais “, acrescentou.

Em Energodar, cidade do sul ocupado por forças russas, uma manifestação de residentes que cantaram o hino ucraniano foi violentamente reprimida, deixando quatro feridos, um parlamentar em Kiev relatou.

PEACE TALKS

As conversações de paz entre as autoridades ucranianas e russas prosseguiram nesta sexta-feira via videoconferência, mas o Kremlin advertiu que um ataque ucraniano com helicóptero em um depósito de combustível na cidade russa de Belgorod afetaria as conversações.

Kiev negou as conversações.

Kiev negou as conversações.

Kiev negou as conversações.

Kiev negou as conversas.

Kiev negou as conversações.

Kiev negou as conversações.

Kiev negou as conversações.

Kiev negou as conversações.

Kiev assumir a autoria do ataque. 

O principal negociador ucraniano, David Arakhamia, assegurou que Moscou “aceitou oralmente” as principais propostas ucranianas e que aguarda uma confirmação por escrito. Também relatou que as negociações para acabar com o conflito progrediram consideravelmente.

De acordo com o Ministério da Defesa britânico, o ataque em Belgorod e os relatos de explosões em depósitos de munição perto daquela cidade iriam obrigar os problemas de abastecimento da Rússia.

Zelensky empurrou de volta na chamada para que o Ocidente forneça mais apoio militar ao país.

“Deem-us mísseis, aviões,” imploreou Zelensky na Fox. ” Vocês podem não nos dar caças F-18 ou F-19 ou o que vocês têm? Dê-nos aviões soviéticos velhos. Isso é tudo. Dê-me algo para defender o meu país. “

O Pentágono anunciou que destinará 300 milhões de dólares em” ajuda de segurança ” fortalecer a defesa da Ucrânia, além dos 1,6 bilhões de dólares que Washington já oferecera desde o início da invasão russa. 

O pacote inclui sistemas de foguetes guiados a laser, drones, munições, dispositivos de visão noturna, sistemas táticos de comunicação, equipamentos médicos e peças de reposição.

RÚSSIA SOB SANÇÕES

A Rússia enfrenta sanções ocidentais sem precedentes que levaram as empresas multinacionais a abandonar o país. As autoridades americanas afirmaram que a economia russa deve enfrentar uma contração de 10%.

A China, grande aliada comercial da Rússia, negou que evita “deliberadamente” as sanções ocidentais contra Moscou, um dia depois de ter recebido um alerta da UE de que qualquer apoio do Kremlin prejudicaria as relações econômicas com a Europa.

A economia ucraniana também sofre os efeitos devastadores da guerra: o PIB colapsou 16% no primeiro trimestre em comparação com o quarto trimestre de 2021, segundo estimativas do ministério da Economia.

Tanto a Rússia como a Ucrânia são estimadas a ser. grandes produtores agrícolas e de matérias-primas, e seu colapso causa um forte aumento da inflação no mundo.

  • Link copiado!
  • Fonte: noticias.r7.com/internacional/ucrania-recupera-regiao-de-kiev-devastada-pela-guerra-com-a-russia-03042022