Bahia se destaca como protagonista na transição energética em debate na EXPOSIBRAM 2025

POLÍTICA

O potencial brasileiro para minerais críticos e estratégicos voltados à transição energética foi destaque na EXPOSIBRAM 2025, realizada nesta terça-feira (29) no Centro de Convenções Salvador. O painel “Potencial brasileiro para minerais críticos e estratégicos” teve como moderador o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e reuniu importantes líderes do setor mineral.

Entre os participantes estavam Brian Leeners, CEO da Homerun Resources; Emerson Souza, vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron; e Alfredo Santana, COO da Vale Metais Básicos. O debate trouxe perspectivas que vão do desenvolvimento regional até o mercado global, com foco em agregar valor ao minério brasileiro, políticas de incentivo e segurança jurídica para atrair investimentos estrangeiros responsáveis.

Segundo Henrique Carballal, a Bahia possui a maior diversidade mineral do país, o que coloca o estado em posição estratégica na nova economia global, cada vez mais dependente de minerais críticos. “Nosso potencial geológico, aliado a políticas públicas e parcerias com o setor privado, permite que a Bahia lidere essa agenda com sustentabilidade, inovação e geração de valor. O mundo vive uma corrida pela transição energética, e a Bahia está preparada para ser protagonista nessa transformação econômica, social e ambiental”, afirmou.

Ferro Verde e aço sustentável

O Projeto Ferro Verde, desenvolvido pela Brazil Iron em parceria com a CBPM, posiciona a Bahia como referência nacional na produção de aço verde, fortalecendo a cadeia produtiva e contribuindo para a descarbonização da indústria siderúrgica brasileira.

Emerson Souza destacou que o Brasil poderia seguir o exemplo do Canadá, que em 2024 reconheceu o minério de ferro de alta pureza como mineral crítico para a transição energética. “Incluir esse insumo na lista de minerais estratégicos traria ganhos relevantes para o Brasil, especialmente para a Bahia, que possui reservas abundantes e qualidade mineral compatível com tecnologias de aço verde, como DRI e fornos elétricos. Além de atrair investimentos e fomentar inovação, essa medida fortaleceria a competitividade do país em cadeias globais cada vez mais exigentes em sustentabilidade”, afirmou.

O projeto permitirá a produção de Ferro Briquetado a Quente (HBI), tecnologia que substitui fornos a carvão por fornos elétricos alimentados por energia renovável, reduzindo em até 99% as emissões de dióxido de carbono. Isso coloca a Bahia na vanguarda da transição energética do setor siderúrgico mundial.

Transição energética e liderança global

Brian Leeners reforçou que o Brasil ocupa posição singular para liderar a eletrificação global, aproveitando a diversidade de recursos críticos, além de fontes de energia eólica e solar. “O sucesso em viabilizar essa primeira fase de desenvolvimento da infraestrutura e da indústria de energia será determinante para expandir a capacidade industrial em setores avançados, alicerçada em uma matriz energética limpa, confiável e acessível”, destacou.

O painel da EXPOSIBRAM 2025 reforça o papel estratégico da Bahia e do Brasil na agenda global de minerais críticos e na construção de uma economia mais sustentável e competitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *