Nesta sexta-feira (25), Salvador será palco de um importante debate sobre o uso terapêutico de substâncias psicodélicas, durante o evento que celebra os 40 anos do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD). A atividade marca uma nova fase no diálogo entre ciência, saúde pública e alternativas inovadoras no tratamento de transtornos mentais.
Estudos recentes vêm demonstrando o potencial de substâncias como a Psilocibina, LSD, DMT e Mescalina no tratamento de transtornos como depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Além desses psicodélicos clássicos, o MDMA e a Cetamina também têm se destacado como possíveis aliados terapêuticos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de três milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do abuso de álcool e drogas, o que reforça a necessidade de novas abordagens no enfrentamento do problema.
Entre os nomes confirmados para o evento está o psiquiatra Dartiu Xavier, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pioneiro nas pesquisas com psicodélicos no Brasil. Ele participa da sessão especial que também homenageia o professor Antônio Nery Filho, idealizador e fundador do CETAD.
Coordenando uma das mesas do debate estará o professor Lucas Quarantini, do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), referência nos estudos sobre o uso da Cetamina no Brasil. Quarantini apresentará dados de pesquisas desenvolvidas nacionalmente, com destaque para os estudos conduzidos na Bahia.
O CETAD, criado como programa de extensão da UFBA, é referência no atendimento de pessoas com transtornos relacionados ao uso de substâncias e seus familiares. Em 2024, o centro registrou mais de 4.500 acompanhamentos, divididos entre atendimentos psiquiátricos (2.578) e sessões de psicoterapia (2.008).
Além de prestar atendimento gratuito à população, o CETAD é considerado um importante campo de formação prática para estudantes e residentes em psiquiatria. Atualmente, serve de base para três programas de residência médica na Bahia e para estágios da UFBA e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
O evento desta sexta reforça o papel do CETAD como ponte entre ciência e sociedade, ao fomentar o debate sobre o uso responsável e controlado dos psicodélicos como ferramenta terapêutica em saúde mental.
