Mulheres empreendedoras: curso gratuito de Doces Finos abre portas para independência financeira

ULTIMAS

Iniciativa promovida pela Prefeitura de Salvador, em parceria com o Senac, oferece capacitação em confeitaria para mulheres, visando impulsionar o empreendedorismo feminino e promover a autonomia econômica.

Esta semana marcou o início das primeiras turmas gratuitas do curso de Doces Finos, parte do programa Mulher em Foco. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o projeto tem como objetivo principal capacitar mulheres para conquistarem independência financeira através da qualificação profissional.

As aulas, exclusivas para mulheres, estão sendo ministradas no Senac Casa do Comércio, localizado no Caminho das Árvores. Divididas em turmas matutinas e vespertinas, as sessões proporcionam um ambiente propício para o aprendizado, com turmas compostas por cerca de 20 alunas cada.

“Fornecemos às participantes a oportunidade de adquirir habilidades profissionais e buscar oportunidades de emprego. A autonomia econômica é crucial para que as mulheres possam romper com ciclos de violência e dependência”, afirma Fernanda Lordêlo, titular da SPMJ.

O curso vai além do preparo de doces simples, abrangendo técnicas para a confecção de sobremesas mais sofisticadas, ideais para eventos especiais como casamentos. A coordenadora de gastronomia do Senac Casa do Comércio, Laura Pasos, ressalta que o aprendizado não se restringe apenas à produção de doces, mas também abre portas para o empreendedorismo.

As participantes expressam entusiasmo com a oportunidade oferecida. Suian Costa, de 23 anos, planeja fundar uma empresa de confeitaria, combinando os conhecimentos adquiridos no curso com sua formação em Administração. “Estou amando a experiência. É a minha primeira vez fazendo doces e o primeiro curso no Senac. Gostei muito dessa parceria, pois ela abre oportunidade para que as pessoas que não têm condições de ter essa experiência possam se profissionalizar”, diz Suian.

Lorena Vilaverde, 30 anos, proprietária da doceria online “Doces da Loke”, vê no curso uma chance de aprimorar suas habilidades e expandir seu negócio. “Está sendo uma iniciativa superválida, que está nos beneficiando muito, pois muita gente não tem condições de pagar. Nada melhor do que ter acesso a um conteúdo desse que une prática e teoria”, destaca.

Além das turmas de Doces Finos, o programa Mulher em Foco oferecerá cursos de Corte, Escova e Penteado, além de turmas de salgados finos. Todos os cursos foram preenchidos rapidamente, evidenciando a demanda por iniciativas de capacitação voltadas para mulheres empreendedoras. A SPMJ planeja anunciar mais cursos ao longo do ano, visando continuar apoiando o desenvolvimento profissional das mulheres na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *