Prefeitura de Salvador emite mais de 4,6 mil carteiras para pessoas com TEA e promove eventos de conscientização

POLÍTICA

Desde o início do programa no ano passado, a Prefeitura de Salvador emitiu mais de 4,6 mil carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA). Esta ação faz parte dos serviços oferecidos pela gestão municipal em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril.

A emissão gratuita deste documento visa identificar a população autista em espaços públicos e privados, garantindo atendimento prioritário e evitando constrangimentos para as pessoas com autismo e suas famílias, conforme previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020).

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) está realizando diversas atividades ao longo da semana para destacar a importância da inclusão das pessoas com TEA. Uma delas foi o Espaço Acolher, no Salvador Shopping, que ofereceu informações sobre a emissão da CIPTEA.

Além disso, a Sempre está participando da 1ª Jornada de Conscientização sobre o Transtorno Espectro Autista, realizada na Faculdade Anhanguera. O evento conta com a presença de profissionais e entidades que trabalham com foco no transtorno, abordando temas como diagnóstico precoce, tratamento multidisciplinar e inclusão na escola e no mercado de trabalho.

Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, é crucial pensar em políticas públicas voltadas para esse público, como a emissão da CIPTEA, que proporciona identificação e acesso a serviços essenciais. A Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), dentro da Sempre, trabalha para garantir os direitos e necessidades básicas das pessoas com TEA.

Além da CIPTEA, outras iniciativas visam facilitar a inclusão e garantir a segurança das pessoas com autismo, como o projeto Autista a Bordo, que oferece adesivos gratuitos para veículos que transportam pessoas com TEA, e o programa Empreender é com elas, que proporciona oportunidades de esporte, lazer, cultura e empreendedorismo para mulheres com deficiência e mães de pessoas com deficiência.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), vinculado à Sempre, é responsável pela formulação de estratégias e controle social das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (71) 3202-2544.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *