Senador eleito tenta ampliar influência na gestão estadual após veto ao retorno à Casa Civil de Lula; Marcus Cavalcanti aparece entre os nomes cotados para cargos estratégicos.
O senador eleito Rui Costa (PT) tem buscado ampliar sua influência no governo da Bahia por meio de articulações para indicações a cargos estratégicos da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Após ter o retorno à chefia da Casa Civil do presidente Lula praticamente descartado, o petista tenta compensar a perda de espaço no governo federal com movimentações no cenário estadual.
Entre as principais articulações está a tentativa de acomodar Marcus Cavalcanti, atual secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), em uma função de destaque na administração baiana.
De acordo com informações de bastidores, dois cargos estariam no radar: a Secretaria da Fazenda, atualmente comandada por Manoel Vitório, e a presidência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Rui Costa tenta ampliar influência no governo Jerônimo
Apesar do papel de destaque desempenhado por Rui Costa na campanha de reeleição de Jerônimo Rodrigues, o senador eleito ainda possui menos espaços na estrutura estadual do que o senador Jaques Wagner (PT), segundo a avaliação apresentada nos bastidores políticos.
A disputa por influência no governo baiano se intensificou desde março de 2023, quando Aline Peixoto, esposa de Rui Costa, foi indicada para o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). A nomeação teve oposição de Jaques Wagner, ampliando o desgaste político entre os dois integrantes do PT.
Agora, com a possibilidade de mudança na presidência da Embasa, Rui Costa busca ampliar sua participação nas decisões do governo estadual.
Embasa deve ter mudança na presidência
O governador Jerônimo Rodrigues deve promover mudanças na presidência da Embasa durante sua segunda gestão. O objetivo oficial é reoxigenar a estrutura da empresa pública, que desde fevereiro de 2025 é comandada por Gildeone Almeida Santos, funcionário de carreira da estatal.
Entre os nomes cotados para assumir a presidência estão Rita de Cássia Sarmento Bonfim, ex-diretora de Empreendimentos da Embasa, e Cícero Monteiro, ex-presidente do Conselho de Administração da empresa.
Cícero iniciou sua trajetória profissional na própria Embasa e também teve atuação na política baiana. Após não conseguir se eleger deputado estadual, foi nomeado pelo governador Jerônimo Rodrigues para o cargo de assistente especial da Casa Civil.
A possível substituição de Gildeone também envolve articulações de diferentes grupos políticos que integram a base governista.
Marcus Cavalcanti é cotado para cargos estratégicos
Marcus Cavalcanti, atual secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos, aparece como um dos nomes defendidos por Rui Costa para ocupar posições de destaque no governo estadual.
Além da presidência da Embasa, a Secretaria da Fazenda também estaria entre as possibilidades. O órgão é comandado por Manoel Vitório desde a gestão de Jaques Wagner, o que torna uma eventual mudança ainda mais relevante no contexto das disputas internas do grupo governista.
Para a presidência da Embasa, Rui Costa contaria com o apoio de integrantes de outras legendas da base, incluindo o PDT, ligado ao deputado federal Félix Júnior.
Disputa política envolve diferentes grupos da base governista
O atual presidente da Embasa, Gildeone Almeida Santos, chegou ao cargo com o aval do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e do deputado estadual eleito Júlio Pinheiro, ex-prefeito de Amargosa.
Antes de Gildeone, a empresa era presidida por Leonardo Góes, indicado por Jaques Wagner. Ele deixou a função para assumir uma diretoria na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A possível mudança na direção da Embasa, portanto, ocorre em meio às articulações de diferentes lideranças políticas da base de Jerônimo Rodrigues.
Até o momento, os nomes mencionados permanecem no campo das articulações e especulações políticas. A definição sobre a presidência da estatal dependerá de decisão do governador.
