O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, assinou nesta quinta-feira (11) a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital Geral do Estado (HGE). A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com investimento total de R$ 116,9 milhões e prazo de execução de até 24 meses.
“O HGE completou 35 anos este ano e agora passa pela maior transformação da sua história. Símbolo do atendimento de urgência na Bahia, este hospital será modernizado para oferecer mais tecnologia, conforto e agilidade aos baianos. Teremos nova emergência, novos ambulatórios, centro cirúrgico requalificado, UTI neurológica e até heliponto. Um marco na saúde da Bahia para salvar vidas”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Estrutura e novidades do HGE
O projeto prevê:
- Nova emergência com 88 leitos (76 adultos e 12 pediátricos)
- Ambulatório adulto e pediátrico com 14 salas
- Requalificação completa do centro cirúrgico
- UTI neurológica com 10 leitos
- Fachada modernizada, heliponto e novo acesso viário com duas guaritas
- 130 vagas de estacionamento em estrutura elevada
- Climatização integral em toda a unidade
Do total do investimento, R$ 33,2 milhões são provenientes de emendas de 39 deputados e três senadores.
A diretora multidisciplinar e de apoio diagnóstico do HGE, Valdjane Fernandes, destacou a expectativa da equipe:
“Nossa expectativa é enorme. Vamos ter a oportunidade de atender melhor os pacientes, os usuários do SUS, que são nossa prioridade. Este é um hospital de referência em trauma e saúde na Bahia, e essa reforma ampliará ainda mais nossa capacidade de atendimento.”
Nos últimos 12 meses, o hospital realizou cerca de 50 mil cirurgias e atendeu aproximadamente 90 mil pacientes em urgência e emergência, com expectativa de reduzir tempo de espera, acelerar diagnósticos e ampliar a resolutividade em áreas críticas, como trauma e neurocirurgia.
O presidente da Conder, José Trindade, complementou:
“Além de mais conforto e acolhimento, a ampliação permitirá novos leitos de emergência — incluindo 12 pediátricos. Também teremos melhorias na acessibilidade e um heliponto, facilitando o transporte rápido de acidentados de qualquer parte do estado.”
Ampliação do setor de bioimagem
Durante a solenidade, também foi inaugurada a ampliação do setor de bioimagem do HGE, com investimento de R$ 2,7 milhões. A unidade recebeu duas novas salas de raio-X digital implantadas pela Parceria Público-Privada de Imagem (RBD). Os equipamentos começaram a operar em julho e já realizaram mais de 12 mil exames, reduzindo em até 80% o tempo médio de realização e entrega dos resultados.
Um dos aparelhos, o Radrex Teto, é considerado um dos mais modernos disponíveis no Nordeste, com capacidade para atender pacientes de até 200 quilos e gerar imagens em altíssima resolução.
Na prática, a tecnologia garante mais rapidez e precisão nos diagnósticos em situações de emergência, permitindo realizar múltiplos exames em pacientes politraumatizados sem movimentação excessiva, aumentando a segurança e acelerando o atendimento. Em exames de tórax, coluna ou membros inferiores, o alinhamento das imagens é mais rápido e eficiente, reduzindo até 50% o tempo de reposicionamento do paciente.
