O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13) o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo. A remessa inicial conta com 11.978 unidades, o que permitirá o atendimento de aproximadamente 1.144 pacientes em todo o país.
O que é o trastuzumabe entansina
O trastuzumabe entansina é indicado para pacientes que permanecem com a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama em estágio 3 HER2-positivo.
Segundo o Ministério da Saúde, serão quatro lotes ao todo. As próximas entregas estão programadas para dezembro deste ano, março e junho do próximo ano. Com isso, a pasta afirma que será possível atender 100% da demanda atual do medicamento no SUS.
Distribuição e investimento
De acordo com informações da Agência Brasil, o medicamento será encaminhado às secretarias estaduais de Saúde, responsáveis pela distribuição conforme os protocolos clínicos vigentes.
O investimento total do governo federal é de R$ 159,3 milhões, destinados à compra de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento. A entrega do primeiro lote ocorreu no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Avanço no tratamento oncológico
O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, destacou o impacto positivo da chegada do novo medicamento:
“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional. Essa medicação pode reduzir em até 50% a mortalidade de pacientes com câncer de mama HER2-positivo. É uma grande vitória do povo brasileiro, especialmente neste mês de Outubro Rosa”, afirmou Carvalheira.
Ele acrescentou que o tratamento com o novo medicamento também pode diminuir pela metade o risco de recidiva local do tumor. A previsão é que o trastuzumabe entansina comece a ser disponibilizado ainda neste mês, até o início de novembro.
Outubro Rosa e esperança para pacientes
A entrega do medicamento durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, reforça o compromisso do SUS com o acesso a tratamentos modernos e eficazes.
O avanço representa uma nova esperança para mulheres que enfrentam o câncer de mama, oferecendo maior chance de cura e melhor qualidade de vida.
