O vírus influenza A segue em expansão por todo o Brasil, com destaque para a região Centro-Sul e diversos estados do Norte e Nordeste. A informação consta no mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (22). O levantamento aponta uma tendência de crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), especialmente entre idosos e crianças.
Além do Influenza A, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) também preocupa as autoridades de saúde. De acordo com a análise da Fiocruz, o VSR tem provocado um número expressivo de internações em crianças de dois a quatro anos, além de ser responsável por óbitos em crianças com até dois anos de idade.
O cenário tem resultado em um aumento significativo nas internações por Srag, sendo a gripe a principal causa de mortes pela síndrome em idosos. Entre as crianças, o vírus também figura entre as três principais causas de óbito por Srag.
Das 27 unidades federativas brasileiras, 20 estão em estado de alerta, risco ou alto risco, com tendência de aumento no longo prazo.
Apesar do quadro preocupante, alguns estados como Goiás, São Paulo e o Distrito Federal apresentaram um ritmo mais lento de crescimento dos casos de VSR durante a semana epidemiológica de 11 a 17 de maio. No entanto, os níveis de incidência continuam elevados.
Em resposta ao avanço da gripe, o governo do Estado de São Paulo ampliou a vacinação contra a doença para toda a população a partir dos seis anos de idade. Neste ano, a vacina contra a gripe foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde. A campanha teve início com os grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação como principal medida de prevenção, especialmente diante do aumento dos casos e do risco de agravamento das infecções respiratórias.
